25 September 2025 -
Como parte das comemorações de aniversário do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, celebrado nesta sexta-feira (26), será realizada no sábado (27) mais uma edição do Projeto Ambientar, que une educação ambiental, ciência e cultura em um dos espaços verdes mais emblemáticos da cidade. As atividades gratuitas e abertas ao público serão das 9h às 12h, próximo à entrada da Avenida Afonso Pena, 1.377.
A programação inclui exposições sobre a biodiversidade dos parques da cidade, apresentação de coleções biológicas e a Oficina do Fogo, que abordará ações de prevenção a incêndios florestais. Também haverá atividades educativas alertando para os malefícios do tráfico de animais silvestres, oficinas criativas para a confecção de bichinhos da natureza, jogos interativos e rodas de conversa sobre temas como os riscos de alimentar animais silvestres, a importância dos patrimônios públicos e a preservação dos recursos hídricos no contexto urbano.
Para tornar o momento ainda mais festivo e inclusivo, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) vai promover no Parque Municipal a Rua de Lazer, com brincadeiras e atividades recreativas para todas as idades.
Construção coletiva
O Projeto Ambientar é uma ação colaborativa que reúne estudantes universitários, pesquisadores, órgãos públicos e a comunidade. Com atividades educativas e práticas, busca sensibilizar a população sobre os desafios ambientais de Belo Horizonte e a importância da participação coletiva na construção de soluções sustentáveis.
Realizado mensalmente em diferentes parques da cidade, o Ambientar promove o diálogo entre ciência e sociedade, fortalecendo a relação das pessoas com os espaços naturais da capital.
128 anos
Inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes da nova capital mineira ser oficialmente fundada, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte e está completando 128 anos.
Com cerca de 193 mil m², desempenha um papel fundamental no equilíbrio entre urbanização e conservação ambiental, sendo reconhecido por sua riqueza biológica, arquitetônica, cultural e histórica. Localizado no coração da cidade, também é um refúgio climático e espaço de conexão entre a natureza e as pessoas.
Tem lagos, jardins, árvores centenárias e monumentos históricos que oferecem um cenário propício ao lazer, aprendizado e bem-estar. A diversidade da flora atrai uma fauna variada — incluindo borboletas, mariposas e aves —, o que faz do parque um verdadeiro santuário urbano.