25 Abril 2023 -

Foto: Júlia Carolina Lopes dos Reis
PBH e Ministério Público renovam programa de segurança nas escolas
criado em 25/04/2023 - atualizado em 25/04/2023 | 18:03
A Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério Público de Minas Gerais assinaram o Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional para a continuidade do Programa Nós – implementado em 2018 e que busca a segurança nas escolas da rede pública da capital. O secretário municipal de Educação, professor Charles Martins Diniz, participou da solenidade, realizada na sede do MP.
Além da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), assinaram o termo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT 3) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Os Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares (NÓS) são denominados Câmaras de Práticas Restaurativas nas escolas da rede municipal. Por meio do Programa Justiça Restaurativa (JR), são pensadas metodologias que buscam estimular o diálogo e a cultura de paz. O objetivo é prevenir e solucionar conflitos escolares que acontecem dentro do próprio ambiente, por meio do incentivo a novas formas de comunicação não-violenta e restaurativa.
“O projeto chegou em um momento muito importante em que as escolas estão passando por uma situação difícil. Com os núcleos de Psicologia e Assistência Social complementando, nós teremos uma ação muito importante”, salienta o professor Charles Diniz. “Que isso ajude o dia a dia das escolas, nossos alunos, professores e funcionários para que consigamos passar por esse momento tão difícil. É nisso que temos trabalhado todos os dias”, completa.
Justiça Restaurativa nas Escolas - O que são os NÓS?
Os Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares (NÓS) são integrados por representantes da comunidade escolar indicados pelas diretorias das escolas, dentre professores, supervisores, auxiliares e demais colaboradores, pais, alunos, ex-alunos e outras pessoas relacionadas à rotina de cada escola, incluindo os agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte, os quais, depois de capacitados através do curso promovido pelo programa, são credenciados a atuar como agentes de justiça restaurativa nas escolas. Os agentes são voluntários e o indicado é que cada escola tenha cinco agentes credenciados para integrar o NÓS.
Participam desta iniciativa, por meio de um termo de cooperação técnica, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Essas instituições capacitam educadores e profissionais que atuam no ambiente escolar, tais como agentes da Guarda Municipal e funcionários administrativos, a colaborar na solução de conflitos nas escolas, com o intuito de reduzir a intervenção das forças de segurança e do Poder Judiciário nessas situações. A estimativa é que desde 2018 mais de 107 mil alunos de escolas municipais de Belo Horizonte tenham sido beneficiados pelo programa.
Notícias Relacionadas
Cadastro escolar para 2024 na Rede Municipal de BH termina nesta sexta-feira
14/09/2023 | 16:32