Pular para o conteúdo principal

PBH e Hospital da Baleia inauguram duas turmas de EJA no setor de nefrologia
Divulgação/PBH

PBH e Hospital da Baleia inauguram duas turmas de EJA no setor de nefrologia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou neste mês o projeto Presente Saber, que atende turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no setor de nefrologia do Hospital da Baleia. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), pacientes em tratamento de hemodiálise e acompanhantes podem iniciar ou retomar os estudos. 

O Hospital da Baleia é a quinta unidade de saúde a oferecer essa modalidade, com uma experiência que remonta a 2018, quando o Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico de Venda Nova iniciou a parceria com a Prefeitura. Em 2024, o Hospital São Francisco também passou a integrar a Rede de Educação nos Hospitais, e no início deste ano foi a vez do Hospital Evangélico da Avenida do Contorno e o Hospital das Clínicas da UFMG. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram os estudos na idade regular. No Hospital da Baleia, ela passa a ser desenvolvida por meio do Projeto Presente Saber — uma proposta pedagógica construída pela Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO). 

As duas turmas na unidade de saúde terão aulas do Ensino Fundamental com respeito aos tempos, trajetórias e condições de saúde dos estudantes, com foco na retomada dos estudos, com dignidade, escuta e valorização da história de vida de cada um. 

Na rotina do tratamento de hemodiálise, os pacientes enfrentam cansaço, limitações e dias intensos. Em prol de respeitar o ritmo e as condições de cada um deles, o funcionamento das aulas é flexível, com acompanhamento individual durante as sessões de hemodiálise, e as atividades são elaboradas conforme as vivências de cada um.

Todo o trabalho está fundamentado nas diretrizes pedagógicas da EJA e conta com recursos didáticos e paradidáticos diversos, tais como tablets, apostilas com linguagem acessível e tecnologias que contribuam para tornar o aprendizado mais leve e significativo. 

No momento de apresentação do projeto, Douglas de Castro, diretor escolar na EMPLO, falou sobre a valorização dos estudantes. “É importante reforçar que o trabalho da EJA aqui não se limita aos conteúdos escolares. Nosso compromisso é também com a escuta sensível, com a motivação e, sobretudo, com a valorização da história de vida de cada estudante. Aqui, aprender não é apenas um objetivo, é também uma forma de cuidado.”, declarou. 

A proposta educacional conta com duas modalidades da EJA

Alfabetização de adultos para quem inicia ou recomeça o aprendizado de leitura e escrita; Certificação do Ensino Fundamental para quem já avançou nos estudos e deseja concluir essa etapa.

A Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, permanece aberta durante todo o ano para todas as turmas da cidade. 

Ações de cuidado

As áreas do Hospital da Baleia também serão reconhecidas como espaço educativo ampliado, possibilitando ações integradas, com iniciativas sociais e intersetoriais, sempre respeitando as condições de saúde e os desejos dos estudantes. 

O objetivo é garantir acesso ao conhecimento, sem interferir nos cuidados médicos em andamento, respeitando o bem-estar e os limites de cada estudante. A coordenação pedagógica da EMPLO também mantém diálogo com a equipe do hospital, para que a parceria seja cuidadosa e ética.