Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH promove curso gratuito de Libras para servidores municipais
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH promove curso gratuito de Libras para servidores municipais

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), promoverá um curso intensivo gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores municipais entre os dias 14 e 25 de julho. O objetivo é oferecer uma educação inclusiva e a promoção da acessibilidade comunicacional para todas as pessoas surdas.

O curso é realizado, normalmente, durante as férias escolares, em janeiro e julho. Nesta edição, ocorrerá no Clic, com quatro turmas, manhã (9h às 11h) e tarde (13h às 15h), e contemplará os cursos Básico I e Básico II, com 25 vagas cada e prioridade para os servidores da Educação.

A inscrição pode ser realizada por meio de um formulário enviado via e-mail institucional dos servidores até 17h da terça-feira (8). O curso tem duração total de 20 horas e, após a sua conclusão, haverá a emissão de certificado.

Valeriana Christina de Melo e Sousa, professora articuladora do Clic no Núcleo de Ciências, participou do Curso Intensivo de Libras nas férias do início de 2024, após não ter contato com o idioma por um bom tempo. Segundo ela, cada aula é uma nova oportunidade de aprofundar conhecimentos. “Não apenas sobre os sinais, mas também sobre a identidade surda, sua cultura e seus modos de ser no mundo. É um aprendizado para a vida”, diz

O conhecimento de Libras, regulamentada pela Lei nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país e regulada pelo Decreto nº 5.626/2005, é fundamental no âmbito educacional, para efetivar a oferta de uma educação inclusiva e a promoção da acessibilidade comunicacional para todas as pessoas surdas. A partir desse curso, a Secretaria visa promover a disseminação da língua e o exercício pleno da cidadania, bem como a formação continuada dos profissionais da Educação.