Pular para o conteúdo principal

Fontes de água da Praça da Liberdade iluminadas na tonalidade rosa
Adão de Souza/PBH

PBH e fonte da Praça da Liberdade são iluminadas para celebrar o Outubro Rosa

criado em - atualizado em

Dois locais públicos de Belo Horizonte – a sede da Prefeitura e a fonte do Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade – estão iluminados pela cor da prevenção ao câncer de mama. A cor rosa ilumina esses locais até o final do mês, para chamar a atenção para um tipo de câncer que é o mais comum entre as mulheres de todo o mundo.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte conta com um fluxo estabelecido para atendimento à mulher, desde a atenção primária, com consulta no centro de saúde, onde ocorre a avaliação clínica inicial e são realizadas as mamografias de rastreamento para as mulheres assintomáticas e as mamografias diagnósticas para as mulheres com queixas ou alterações do exame clínico.

 

Quando há a presença de alguma alteração, a paciente é encaminhada à atenção secundária, onde é avaliada por um mastologista. Caso haja a identificação de uma lesão de alta suspeição e/ou de uma lesão maligna, a paciente é encaminhada ao oncologista para consulta e devido tratamento do câncer de mama. Este tratamento pode ser a cirurgia (retirada parcial ou total da mama), a quimioterapia ou a radioterapia.

 

As mamografias são agendadas nos Centros de Saúde da capital e os exames são realizados nos estabelecimentos da rede credenciada ao SUS/BH, entre hospitais, clínicas e laboratórios.