Pular para o conteúdo principal

Foto de seis crianças e dois professores em frente a um banner do prêmio Hugo Werneck

PBH é destaque no Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e amor à Natureza

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, região Nordeste de Belo Horizonte, recebeu o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza.
 

O projeto “O Incrível Invisível: microrganismo em ação”, vencedor da categoria “Melhor Exemplo em Educação Ambiental”, é resultado de uma parceria entre a Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e o Laboratório de Microbiologia Aplicada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. A inciativa permitiu que os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental estudassem os microrganismos de uma maneira bastante interativa e produtiva.
 

Coordenado pelo professor de Ciências da Escola Professora Maria Modesta Cravo, Henrique Melo Franco Ribeiro, e a bióloga Alessandra Abrão Resende, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, o projeto é desenvolvido por cinco alunos da escola que possuem bolsas de iniciação científica júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e uma aluna voluntária de um dos colégios particulares da região.
 

A iniciativa contemplou duas frentes de trabalho: a produção de um álbum de figurinhas com desenhos de 16 microrganismos que foram estudados pelo grupo de cientistas mirins, cujos aprendizados foram multiplicados aos alunos do 3º Ano e, ainda, a criação de um canal no YouTube – Incrível Invisível. Seis vídeos sobre a temática microbiologia foram produzidos pelas crianças, com ensinamentos que extrapolam o ambiente escolar.
 

Para o professor Henrique Melo Franco Ribeiro, o prêmio recebido consolida uma experiência que persevera na ampliação de projetos de educação ambiental para dentro e fora da escola. “Essa premiação foi muito importante para nós, pois ela é o reconhecimento de um esforço conjunto da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo e do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG em realizar um trabalho com os alunos pautado no respeito à biodiversidade e aos princípios científicos”, disse Henrique.

 

Prêmio Hugo Werneck 

Em sua IX edição, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza”teve mais de 900 inscrições e indicações recebidas e 124 vencedores e homenageados. A solenidade de entrega dos prêmios foi na última terça feira, dia 20 de novembro.
O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina – ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce.