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PBH dobra número de consultas on-line de pacientes com suspeita de Covid-19

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A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o número de consultas para o atendimento on-line da população com sintomas do novo Coronavírus. A agenda, que antes ofertava diariamente cerca de 200 horários, agora dobrou. Por dia, serão disponibilizadas 400 vagas. O número de médicos para teleconsultas também aumentou, passando de 12 para 25 profissionais. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unimed-BH, iniciou as consultas on-line na semana passada para os pacientes atendidos pelo SUS-BH.

Em cinco dias foram atendidas mais de 600 pessoas, a maioria delas com sintomas leves. Todos os moradores de Belo Horizonte, cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso à ferramenta cedida pela Unimed-BH e podem realizar esse tipo de atendimento com médicos dos SUS através desta página. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. A iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, diminuindo assim a circulação de pessoas, principalmente os grupos de maior risco – como idosos, imunossuprimidos e gestantes – aos serviços de saúde.

Este serviço está disponível apenas para cidadãos de Belo Horizonte com cadastro em Centro de Saúde. Caso você não esteja cadastrado, procure sua unidade de referência para realizar a inscrição. Os endereços estão disponíveis nesta página.

 

Como funciona?

O cidadão deve acessar esta página ou o PBH APP e se cadastrar para uma Consulta On-line Coronavírus. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS.

No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo. De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

Os pacientes com suspeita de Covid-19 seguirão ainda em telemonitoramento pela equipe da unidade de atendimento, que irá telefonar a cada 48 horas, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.