11 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial do Município (DOM) os resultados dos sorteios públicos que definiram os 245 expositores que serão licenciados para atuar nas Feiras de Inclusão Produtiva do município. Desse total, foram disponibilizadas 78 vagas para as feiras já em funcionamento; 37 para a feira do Bairro Sagrada Família, que estava paralisada; e outras 130 vagas para as novas feiras dos bairros Independência e Pindorama. Parte desse número foi destinada a pessoas com deficiência, conforme previsto no artigo 169 do Código de Posturas.
Os sorteios foram realizados virtualmente entre os dias 23 e 27 de junho e estão disponíveis neste link. As listas contemplam todos os sorteados em ordem, contendo os classificados para as vagas oferecidas, conforme editais, e a listagem dos integrantes do cadastro de reserva.
Os contemplados terão a documentação analisada e após o licenciamento poderão atuar em uma das dez Feiras de Inclusão Produtiva distribuídas pelas regiões do Barreiro, Noroeste, Leste, Centro-Sul e Oeste, nos setores de alimentação, artesanato ou plantas e flores, conforme o lote (setor) indicado na inscrição.
Próximos passos
O que os sorteados fazem agora?
Os sorteados devem ficar atentos ao protocolo de inscrição, pois se tiver faltando alguma documentação a equipe do licenciamento vai encaminhar um comunicado da pendência e o contemplado terá um prazo de resposta no sistema.
Quando devem começar a atuar?
Após o licenciamento, a equipe do Programa Jornada Produtiva vai entrar em contato com o aprovado (deferido) para uma reunião sobre o funcionamento da feira, o modelo de barraca e será combinado com os feirantes o dia de entrada na feira ou da inauguração, para que estes tenham tempo para preparar os produtos.
Previsão de inauguração das novas feiras?
A Secretaria Municipal de Política Urbana vai analisar o protocolo de todos os sorteados antes da reunião de apresentação da feira e combinar com cada grupo de feirante sobre sua entrada nas feiras.
Os endereços das feiras podem ser consultados neste link.
Geração de renda
As Feiras de Inclusão Produtiva são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), com o objetivo de fortalecer as unidades de vizinhança, incentivar novas formas de geração de renda e fomentar o empreendedorismo, visando a autonomia financeira das famílias. Para participar das feiras, é necessário passar pelo processo de chamamento público e licenciamento.