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Treze crianças com idades entre 3 a 5 anos da Umei sentados, acompanhados por dois monitores, durante atividade física.
Foto: Vilma Tomaz

PBH desenvolve atividades físicas para crianças em Umeis

criado em - atualizado em

Em Belo Horizonte, cerca de 1.300 crianças de três a cinco anos, de famílias moradoras em área de maior vulnerabilidade social, praticam atividades físicas, regularmente, uma vez por semana. As aulas com exercícios diversos fazem parte do Programa Esporte Esperança, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte em Unidades Municipais de Educação Infantil  (Umeis) e creches.

Com muito fôlego e disposição, toda as quintas-feiras, a turma da professora Camila Miranda, da Umei Sol Nascente, localizada no bairro Novo das Indústrias, na região do Barreiro participa de aula de ginástica. A professora acompanha da arquibancada o desempenho dos alunos. Ela se surpreende com a obediência deles mediante ao comando do Thiago Albuquerque, estagiário da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Ele ensinar a prática de cada exercício de maneira lúdica.

As atividades envolvem correr, pular, saltar, lançar, agarrar, manipular, rebater, quicar, rolar. Também são feitos exercícios com bolas de tamanho e pesos diversos, atividades rítmicas, de ultrapassagem obstáculos, além de pequenos jogos e o desenvolvimento da socialização.

Camila não economiza elogios para falar da importância da prática de atividade física pelas crianças. “A aula de ginástica requer dos alunos a obediência às regras e respeito ao espaço do colega, situação que reflete positivamente em outras atividades escolares. O senso do domínio da lateralidade (sentido esquerdo, direito) demandado na realização dos exercícios físicos vai refletir na vida adulta deles, pois, sabemos que muitos jovens têm dificuldade motora nesse procedimento”, observa Camila Miranda.

Para Petter Figueiredo Gontijo, gerente de Esporte Educacional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a ação do Programa Esporte Esperança constitui uma importante contribuição para o processo de educação e desenvolvimento integral dos alunos. “As atividades realizadasestimulam o autoconhecimento, autoestima e autossuperação”, explica.

 

14/11/2017. UMEI Sol Nascente - Esporte esperança. Fotos: Vilma Tomaz/PBH