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Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH cria serviço para cidadão contribuir com desburocratização de processos

criado em 21/12/2021 - atualizado em 29/12/2021 | 16:41

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou o serviço "Simplifique - Sugestão de Simplificação de Serviços e Procedimentos", acessível neste link.  Por meio desse canal específico, qualquer cidadão ou empreendedor pode sugerir a simplificação dos serviços públicos. Ao se deparar com procedimentos burocráticos ou exigências desproporcionais como cópias, autenticações, carimbos, certidões ou vários protocolos para conseguir uma autorização da Prefeitura, o usuário poderá enviar uma sugestão de simplificação à Ouvidoria Municipal para que seja analisada e direcionada ao órgão responsável para o aprimoramento do serviço. 

“A expectativa é a de aproximar a oferta dos serviços públicos à realidade do usuário e às suas necessidades, bem como levantar situações ainda não percebidas pela própria Prefeitura nas ações de melhoria do ambiente de negócios para os empreendedores.  Entendemos que ouvir é uma das formas fundamentais para a melhoria contínua na prestação de serviços públicos. Qualquer pessoa pode sugerir aprimoramentos nos processos de solicitação e acompanhamento dos serviços, na prestação do serviço, na clareza da linguagem de textos e formulários e na disposição da informação on-line”, explicou o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos. 

As sugestões serão encaminhadas à Subcontroladoria de Ouvidoria, vinculada á Controladoria-Geral Geral do Município, que analisa os dados constantes na solicitação para identificar o órgão municipal competente ao qual será encaminhada a solicitação. 

Canal exclusivo de melhoria 

O serviço "Simplifique - Sugestão de Simplificação de Serviços e Procedimentos" não deverá ser usado para reclamações de serviços específicos em aberto ou que já tenham sido solicitados anteriormente. O cidadão deve descrever o mais detalhadamente possível sua demanda, deixando claro se sua sugestão se refere ao processo de solicitação, acompanhamento dos serviços, prestação dos serviços, linguagem de textos e formulários ou a outro procedimento. O prazo de resposta é de até 60 dias. 

Como enviar sua sugestão 

1.    Acesse este link;
2.    Clique em solicitar;
3.    Selecione e sua solicitação será feita anonimamente;
4.    Indique tipologia “sugestão”;
5.    Selecione tema “empreendedor”;
6.    Defina o grupo relacionado à sugestão;
7.    Se desejar, insira endereço. Caso contrário, siga para o próximo passo.
8.    No campo “Equipamento”, deixe sua resposta em branco.
9.   Em “Protocolo”, selecione sim para inserir um protocolo de um serviço já solicitado anteriormente. Selecione não se sua sugestão não for relacionada a um serviço já solicitado anteriormente.
10.  Em “Texto”, descreva detalhadamente sua sugestão.
11.  Em “Anexo” é possível vincular documentos e ou fotos para complementar a sugestão.
12.  Selecione seu gênero.
13.  Clique no botão verde. 

Pronto! Sua sugestão foi enviada para análise.

Página exclusiva para o empreendedor 

A Prefeitura disponibilizou recentemente uma página exclusiva para empreendedores da capital. No ambiente, encontram-se informações e serviços para facilitar processo de abertura de empresa, licenciamento urbanístico, ambiental, sanitário e outras licenças, manutenção e regularização de empresas, serviços relacionados a imóveis e obras, certidões e documentos para empresas, impostos e taxas, além dos serviços de encerramento de atividade (ou baixa de empresa).