2 December 2021 -
A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue em andamento em Belo Horizonte. Na próxima semana serão vacinados com o reforço os idosos de 62 e 61 anos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 5 meses. Os trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais também serão novamente convocados para a dose de reforço, considerando que novos profissionais podem ter sido contratados para a área e, em muitos casos, ainda não completaram o prazo mínimo entre as aplicações. Para este público também é necessário ter pelo menos 5 meses da segunda dose. Haverá também ação de repescagem para que os adolescentes de 17 a 12 anos que ainda não concluíram o esquema vacinal, possam receber a segunda dose.
Para ampliar o acesso da população aos pontos de vacinação, a partir desta segunda-feira, dia 6, a aplicação das doses será feita em shoppings da capital, das 13h às 19h30, e os públicos elegíveis para se imunizar nestes locais são exclusivamente os convocados para o dia em questão. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.
No momento da vacinação, os adolescentes de 12 a 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, mas para garantir que o público complete o esquema vacinal, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou, neste link, uma autorização. Com o documento devidamente preenchido os jovens dessas faixas etárias podem se vacinar sem a presença de um acompanhante.
Confira o cronograma de vacinação atualizado:
Dia 06/12, segunda-feira: repescagem de segunda dose para adolescentes de 17 a 12 anos, cuja primeira dose tenha pelo menos 21 dias. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF. Para se imunizar, os adolescentes de 15 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais ou apresentar a autorização devidamente preenchida;
Dia 07/12, terça-feira: dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos, completos até 31 de dezembro, cuja segunda dose tenha 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
Dia 08/12, quarta-feira: não haverá vacinação;
Dia 09/12, quinta-feira: dose de reforço para idosos de 62 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.
Dia 10/12, sexta-feira: dose de reforço para idosos de 61 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.
Horário de funcionamento:
O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira de 8h às 17h para pontos fixos e extras, e de 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já os shoppings funcionarão das 13h às 19h30. Há também três pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h.
Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno e nos shoppings são exclusivamente os convocados para o dia em questão.
Segunda dose
Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário ter, no mínimo, 21 dias desde a aplicação da primeira dose. Além disso, é preciso levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os adolescentes de 12 a 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais ou apresentar a autorização devidamente preenchida.
Trabalhadores da saúde
No momento da aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde é necessário ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:
- Comprovante de pagamento (contracheque); ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Relatório do CNES; ou
- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
Idosos
Para que idosos possam receber a dose de reforço é necessário ser residente de Belo Horizonte, apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, e também ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses.
As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.