Pular para o conteúdo principal

PBH convoca adolescentes de 10 e 11 anos para a vacinação contra a dengue
Foto: PBH/Divulgação

PBH convoca adolescentes de 10 e 11 anos para a vacinação contra a dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciará nesta terça-feira (27) a aplicação da vacina contra a dengue (Qdenga). Serão convocados, inicialmente, os adolescentes de 10 e 11 anos, considerando que o município recebeu do Ministério da Saúde cerca de 49,5 mil doses do imunizante. O quantitativo é destinado, especificamente, à aplicação de primeiras doses e contemplará as duas idades, já que são cerca de 24 mil pessoas em cada faixa etária.

 

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Com isso, é necessário que o município receba mais vacinas para a posterior aplicação da segunda dose. Para ampliar o acesso da população, o imunizante estará disponível nos 152 centros de saúde da capital, distribuídos nas nove regionais.

 

Para receber a vacina, é necessário que os adolescentes estejam com os pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

 

A vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente. Em relação a quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

 

As vacinas ofertadas na rede SUS são seguras e testadas. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é indispensável sempre manter o cartão de vacinação atualizado. O endereço e horário de funcionamento de todos os locais que ofertarão a vacina contra a dengue podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.