Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH conta com participação de servidores para avanço do Programa Horizonte 2030

criado em - atualizado em

Engajada nas principais pautas mundiais da atualidade - como o combate à pobreza, às desigualdades e às mudanças climáticas - a Prefeitura de Belo Horizonte dá mais um passo para um desenvolvimento local mais justo, inclusivo, resiliente e sustentável, por meio do Programa Horizonte 2030: Desenvolvendo sem deixar ninguém para trás. 
 

O programa propõe a tradução para a realidade local e a implementação, em Belo Horizonte, das principais agendas globais de desenvolvimento, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris, a Nova Agenda Urbana, entre outros tratados e convenções internacionais.
 

Na fase inicial do Horizonte 2030, foi desenvolvido um questionário voltado para servidores do Executivo Municipal. O objetivo da pesquisa é avaliar o nível de conhecimento e apropriação da administração municipal sobre estas agendas globais de desenvolvimento, bem como da possibilidade de sua aplicação na qualificação dos serviços e estratégias de desenvolvimento local.
 

Para viabilizar o diagnóstico e avançar para as fases seguintes, segundo o diretor de Relações Internacionais, Hugo Salomão, é muito importante uma participação ampla dos servidores municipais. “A partir do diagnóstico poderemos propor, entre outras ações, agendas de sensibilização e capacitação técnica, vinculações a organismos internacionais, cooperações técnicas e financeiras e alavancagem de programas e projetos da PBH”.
 

A pesquisa “Agendas Globais de Desenvolvimento em Belo Horizonte” pode ser acessada por este link, até 8 de agosto.
 

Horizonte 2030
 

Com o objetivo de fornecer ferramentas para a transformação local, o programa lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte visa localizar no território as principais Agendas Globais de Desenvolvimento: normas, acordos, tratados e convenções internacionais desenvolvidos por organizações internacionais para solucionar os principais desafios globais. 
 

Além de sensibilizar e capacitar os agentes locais para operarem com base nas melhores práticas internacionais, o programa formatará parcerias entre a administração pública e organismos internacionais, governos estrangeiros, academia, setor privado e sociedade civil para a alavancagem de projetos. 
 

Coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (SMDE) em conjunto com o Observatório do Milênio (SMPOG), o Horizonte 2030 conta com um Memorando de Entendimentos com a Organização das Nações Unidas (ONU) - firmado entre o prefeito Alexandre Kalil e o então coordenador Residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic - e um Termo de Cooperação Técnica com o ICLEI América do Sul, ambos parceiros na implementação do Programa.