28 January 2026 -
As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) e de Governo (SMGO), por iniciativa da Subsecretaria de Emendas Parlamentares (SUEMP), realizaram oficina com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que, em 2026, atuarão em projetos na capital voltados à qualificação profissional, ao empreendedorismo e à geração de oportunidades.
Neste ano, a SMDE contará com parcerias de 18 OSCs, responsáveis pela execução dos projetos, que somam um orçamento aproximado de R$ 4 milhões, viabilizado por meio de emendas parlamentares municipais.
Durante a abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, destacou que as emendas parlamentares recebidas anualmente pela SMDE têm possibilitado a ampliação de sua atuação, o alcance a públicos antes inacessíveis e a diversificação de parcerias para além dos canais tradicionais, como o Sistema S.
“Nos últimos anos, tivemos um crescimento significativo no relacionamento com as OSCs: de nenhum convênio assinado com uma organização no início da gestão, agora são mais de 50 convênios, entre os já executados e os que estão em fase de execução atualmente”, comemorou Adriano Faria.
O secretário reafirmou a parceria com as organizações, o compromisso com a qualificação de pessoas e empreendedores, a geração de oportunidades e a confiança de que 2026 será marcado por entregas relevantes à população.
