Pular para o conteúdo principal

Área verde do Cemitério da Consolação
Divulgação/PBH

PBH conclui o plantio de 329 novas árvores no Cemitério da Consolação

criado em - atualizado em

O Cemitério da Consolação, na região Norte de Belo Horizonte, passou por uma revitalização em sua área verde. A entrega da área recuperada, às vésperas do Dia de Finados, trouxe mais conforto aos milhares de visitantes que passam pelo local.

 

No espaço, foram plantadas 329 novas árvores de grande porte, de 14 diferentes espécies nativas de Mata Atlântica. Os plantios são fruto de compensação ambiental decorrente de intervenção em vegetação para fins de edificações, na qual os empreendimentos ficam responsáveis pela aquisição e implantação das mudas, bem como sua manutenção pelos próximos quatro meses após o plantio.

 

Dentre as espécies contempladas pelo projeto estão ipês, aroeiras, manacás, palmeiras e pau mulato. Antes das árvores serem plantadas, houve preparação do terreno, com perfuração das covas, roçada para facilitar o acesso aos pontos de plantio, transporte de mudas e adubo orgânico. A iniciativa é de suma importância, uma vez que atua no resgate de serviços ambientais por meio do enriquecimento do nosso bioma, e gera benefícios como a oxigenação do espaço, controle climático, restauração e preservação de recursos hídricos.

 

Menor e mais recente necrópole da cidade, o Cemitério da Consolação foi construído em 1979 e possui uma das configurações mais modernas de cemitério parque de Belo Horizonte. Dos seus 69 mil m², 90% são áreas gramadas. Ele conta com quatro velórios e uma extensa área verde com flora diversificada e múltiplas espécies arbóreas.