Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte conclui o plantio de 2604 mudas no Parque Estadual Serra Verde
Foto: Dany Amaral/PBH

PBH conclui o plantio de 2604 mudas no Parque Estadual Serra Verde

criado em - atualizado em

Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizontou concluiu o plantio de 2.604 mudas de árvores no Parque Estadual Serra Verde, localizado na regional Venda Nova. As novas árvores, resultantes de compensação ambiental decorrente de intervenção em vegetação para fins de obras de infraestrutura, foram plantadas próximas aos córregos Marimbondo e Lareira. 

Mudas de ipê, pau-brasil, peroba, aroeirinha, dentre outras espécies nativas e frutíferas foram plantadas na área municipal. A escolha das espécies corresponde ao bioma presente nos 142 hectares da mata, que fica na transição entre Cerrado e Mata Atlântica. Os locais de plantio são determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte e o empreendimento fica responsável pela aquisição e implantação das mudas, bem como sua manutenção por seis meses após o plantio. 

Antes de as árvores serem plantadas, houve preparação do terreno, com perfuração das covas, roçada para facilitar o acesso aos pontos de plantio, transporte de mudas e adubo orgânico. A iniciativa é de suma importância, uma vez que atua no resgate de serviços ambientais por meio da criação de áreas de conexão, como os corredores ecológicos, e gera benefícios como a oxigenação do espaço, controle climático, restauração e preservação de recursos hídricos. 

De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dany Amaral, o plantio atende a um pedido antigo da comunidade e traz resultados importantes do ponto de vista ecossistêmico para região: “A destinação dessas novas árvores considera uma área verde de relevância para a comunidade, no objetivo de promover uma composição ambiental positiva para a regional Venda Nova. Trata-se de um plantio vultuoso, que demandou o trabalho contínuo de diversos setores da PBH e que aumentará a qualidade ambiental para as pessoas que vivem no entorno e sempre solicitaram uma melhoria dessa área limítrofe do parque”, conta.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, comemorou o sucesso do processo de compensação ambiental, ressaltando o valor dos parques no ecossistema urbano: “Os parques da nossa cidade são um grande alento para a comunidade que vive o dinamismo dos complexos urbanos. Nesses espaços de preservação é onde as pessoas têm contato com a natureza e entendem, por vivência, a importância dela para a sua qualidade de vida. Expandir esse importante serviço por meio do plantio dessas mudas é também contrabalançar os impactos ambientais que os processos de urbanização provocam”, afirma.