Pular para o conteúdo principal

PBH conclui implantação do corredor verde da Antônio Carlos com 2.300 árvores
Divulgação/PBH

PBH conclui implantação do corredor verde da Antônio Carlos com 2.300 árvores

criado em - atualizado em

Mais 147 mudas de árvores serão plantadas nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, na Avenida Antônio Carlos, perto do Viaduto Angola, na Lagoinha, em comemoração ao aniversário da capital, que celebra 127 anos. Com esse plantio, realizado pela Conferência Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura conclui a implantação do corredor verde da Avenida Antônio Carlos, com a marca de 2.347 árvores plantadas ao longo da via. 

Serão mudas de espécies nativas de Belo Horizonte, como calistemon, sibipiruna, pau-ferro, mulungu, ipê-amarelo, ipê-roxo, jacarandá-caroba, mirindiba, escumilha-resedá, escumilha-africana, magnólia, oiti, aroeira-salsa, ipê-tabaco, ipê-branco, quaresmeira e manacá-da-serra. A área definida para o plantio tem cerca de 3.700 m2. A área definida é próxima da Minifloresta do Arraiá, que os quadrilheiros do Arraial de BH plantaram em agosto. 

Essa será a 23ª minifloresta implantada em Belo Horizonte, a décima somente neste ano. As miniflorestas têm diversos efeitos positivos para a cidade, como promover uma melhor permeabilização do solo, amenizar as temperaturas médias, estimular uma maior biodiversidade, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, através da retenção do gás carbônico da área. 

O secretário municipal Interino do Meio Ambiente, Gelson Leite, lembra de quando a Nova Agenda Verde foi lançada, em junho deste ano, pelo prefeito Fuad Noman. “O prefeito anunciou, dentre os projetos da Agenda Verde, a implantação deste corredor verde da Av. Antônio Carlos, e estabeleceu a meta de se plantar 1.000 árvores na via. Pois estamos chegando ao final do ano com essa meta mais do que cumprida, com mais de 2.300 árvores plantadas”, comentou.