Pular para o conteúdo principal

PBH começa a receber inscrições para o credenciamento de 5 mil caixeiros
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH começa a receber inscrições para o credenciamento de 5 mil caixeiros

criado em - atualizado em

Começaram nesta segunda-feira (26), as inscrições para o sorteio de 5 mil credenciais para pessoas interessadas em comercializar bebidas industrializadas alcoólicas e não alcoólicas em veículo de tração humana em manifestações espontâneas realizadas na capital. Conhecidos como Caixeiros, os credenciados terão direito à venda das bebidas nos eventos durante cinco anos, podendo a credencial ser renovada por igual período. As inscrições para o sorteio das credenciais devem ser feitas até o dia 25 de abril.

A comercialização será feita exclusivamente em veículos de tração humana com caixas térmicas de isopor ou de plástico adesivadas – o que confere aos credenciados a identificação como Caixeiro no Programa Jornada Produtiva – em manifestações de caráter cívico, social, cultural, político, religioso, esportivo ou econômico, que ocorram de modo espontâneo.

As inscrições podem ser realizadas na internet ou presencialmente:

  •  no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte: pesquisar pelo serviço de “Inscrição para o Credenciamento em Atividade de Comercialização de Bebidas em Veículo de Tração - Caixeiro”, clicar em “Solicitar” e realizar a inscrição de acordo com as instruções do sistema.

  • presencialmente, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, em dias úteis, na Central de Relacionamento Presencial do BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro): antes do comparecimento, o interessado deve agendar horário no Portal da PBH, selecionar a categoria “Política Urbana - Regulação Urbana”, serviço “Editais SMPU - Atividades em Logradouro”.


O sorteio das credenciais será realizado pela Secretaria Municipal de Política Urbana, com data e local de realização devidamente divulgados no Diário Oficial do Município.

O secretário municipal de Política Urbana, João Fleury, lembra que a abertura para credenciamento de caixeiros foi precedida pelo debate com a categoria e representantes políticos apoiadores da causa.

“A Prefeitura de Belo Horizonte se sensibiliza com a situação desses trabalhadores e com suas demandas. Assim, abrimos até 5 mil vagas para credenciamento desses trabalhadores, de forma a incentivar a renda e o trabalho para pessoas que muitas vezes são ‘invisibilizadas’. Como é uma atividade que é, por muitas vezes, a principal fonte de renda de famílias, o credenciamento vem como forma de evitar que essas pessoas tenham mercadorias recolhidas e passem a comercializar de forma legal e regular”, explica João Fleury.