26 October 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte entregou nesta semana o 40º centro de saúde para a população, dentro da estratégia de qualificação da Atenção Primária. A nova sede do Centro de Saúde Jardim Leblon, que começou a funcionar na segunda-feira (24), concluiu a primeira parte do projeto – o que significa pelo menos 540 mil pessoas beneficiadas em todas as unidades.
As intervenções nos centros de saúde foram realizadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e têm o objetivo de melhorar a infraestrutura e proporcionar mais conforto para os usuários e profissionais.
“Esse é um projeto de sucesso e inovador. Talvez no Brasil não tenhamos um projeto de melhorias como esse, para que os pacientes possam ser atendidos em um local mais confortável e os profissionais possam trabalhar em um ambiente mais tranquilo”, afirmou o prefeito Fuad Noman.
A PPP adotada pelo município é a primeira do país voltada para a Atenção Primária na Saúde e deve se tornar uma referência nacional para novos projetos. O modelo prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção dos centros fiquem sob a responsabilidade da SPE Saúde Primária BH S.A. Já o atendimento aos usuários segue a cargo da administração municipal, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Inicialmente seriam reconstruídos 40 centros de saúde. Em março deste ano foi assinado aditivo para a inclusão de mais 10 unidades – beneficiando mais 152 mil pessoas - e uma Central de Material Esterilizado, com entregas previstas até meados de 2023. Já foram iniciadas as obras de oito centros de saúde, nas seguintes regionais:
Leste
Centro de Saúde Granja de Freitas
Nordeste
Centro de Saúde Maria Goretti
Centro de Saúde Fábio Corrêa Lima (São Gabriel)
Noroeste
Centro de Saúde Padre Eustáquio
Norte
Centro de Saúde Campo Alegre
Centro de Saúde Primeiro de Maio
Pampulha
Centro de Saúde Santa Amélia
Centro de Saúde Trevo