Pular para o conteúdo principal

PBH celebra festejos juninos na programação do Circuito Municipal de Cultura
Juliane Teixeira

PBH celebra festejos juninos na programação do Circuito Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

Seguindo a tradicional paixão que a capital mineira cultiva pela Festa de São João — a exemplo do Arraial de Belo Horizonte, realizado desde 1979 na cidade — a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresenta uma série de atrações juninas na programação do Circuito Municipal de Cultura. Até o dia 30 de junho, nos Centros Culturais Municipais e no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado, serão realizadas apresentações de quadrilhas juninas profissionais, shows de forró, samba e sertanejo, além de tradicionais manifestações que tanto encantam o público, como as barraquinhas com brincadeiras, correio elegante e comidas típicas.

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais dos Centros Culturais e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

Centros Culturais Pampulha e Vila Marçola

A festança junina começou no dia 1º de junho, no Centro Cultural Pampulha, com apresentações da Quadrilha do Feijão Queimado e do Projeto Social Val Adriani, dirigido pela pedagoga, educadora infantil e professora de ballet Valéria Adriani Cotta, que desenvolve aulas de ballet clássico com crianças e adolescentes de comunidades carentes de Belo Horizonte.

Neste sábado (8), dia 8 de junho, a programação continua no Centro Cultural Vila Marçola, com uma atração que promete encantar a criançada. É a Quadrilha Infantil Balão Dourado, que se apresenta às 20h, no espaço cultural localizado no bairro Serra. Criado em 2019, no bairro Primeiro de Maio, o grupo é exclusivamente formado por meninos e meninas inseridos às tradições da fogueira de São João desde pequenos, como forma de preservar e passar adiante uma cultura viva e em movimento. Anualmente, o grupo realiza concursos para escolher os casais que irão se apresentar em diversas festividades, entre elas, o Arraial de Belo Horizonte.

Centro Cultural Venda Nova

Em Venda Nova, quem comanda a festa é a Quadrilha Junina Estrela Matutina, no dia 15 de junho, a partir das 14h, no Centro Cultural Venda Nova. Criado em 2019, o grupo reúne uma gama de diversidade entre seus membros, ao agregar dançarinos que vão de 11 a 45 anos, além de ter uma forte presença da comunidade LGBTQIAPN+. O arraiá da Estrela Matutina apresenta o enredo “O Casamento de Jeca Violeiro e Rosinha na noite de São João”, encenando uma das histórias mais clássicas das festividades juninas.

À noite, a partir das 19h30, é a vez do grupo Furo de Taboca colocar o público para dançar uma sequência de forró chamegado. Formado por André Siqueira (pífano e voz), Matheus Ribeiro (acordeon e voz), Vanessa Dias (triângulo, acordeon e voz), João Paulo Avelar (baixo e voz) e Dil Brasil (zabumba e voz), a banda se dedica a interpretar clássicos da música nordestina, especialmente o repertório de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. No Centro Cultural Venda Nova, o show será em tributo a Edmilson do Pífano, um dos principais artistas e mestres da cultura popular de Caruaru (PE), falecido em 2020.

Centro Cultural São Bernardo e Centro Cultural Padre Eustáquio

No dia 21 de junho, sexta-feira, a partir das 14h30, acontece uma edição especial, com temática junina, do projeto Café com Lorota, realizado pelo grupo Rosas do São Bernardo, formado por moradoras do bairro. O Café com Lorota é um café comunitário no qual são debatidos e compartilhados entre os presentes temas concernentes à memória dos territórios do entorno do Centro Cultural São Bernardo. Também abrindo espaço para as manifestações clássicas do forró nordestino, o grupo Pé di Chinelo vai comandar o arraiá do Centro Cultural Padre Eustáquio, no dia 23 de junho, domingo, a partir das 10h. A grande banda, que reúne mais de 30 pessoas, sendo a maioria delas da terceira idade, nasceu em 2016, fruto das aulas de música no Centro Cultural Padre Eustáquio. Desde então, além de apresentações no Carnaval de Belo Horizonte, o grupo se dedica a shows e festas, interpretando os maiores clássicos do forró, com dedicação especial ao xote, ao baião e ao arrasta-pé.

Centro Cultural Salgado Filho

O Centro Cultural Salgado Filho irá receber, no dia 29 de junho, um encontro especial de quadrilhas. De um lado, a partir das 17h, haverá a apresentação da Quadrilha Paixão Junina, mantida pela Associação Cultural e Recreativo Paixão Junina, projeto social com aulas de esporte e dança para crianças e adolescentes do bairro. Na sequência, a partir de 18h, o Arraiá do Mindinho, festa celebrada há nada menos do que 85 anos no Salgado Filho, no tradicional quintal da família Nascimento, traz a experiência de quem entende do arrasta-pé, sempre regado a muitas comidas típicas e brincadeiras. Após os arraiás, às 19h, a banda Samba C4, com 36 anos de trajetória, apresenta um fino repertório de samba, forró, MPB e seresta, com Mateus Ronaldo (cavaquinho), Rocildo Mauro (violão), Valmir Casemiro (pandeiro) e Wellington Gomes (percussão).

Centros Culturais Lindeia Regina e Urucuia

Também no dia 29 de junho, sábado, a partir das 17h, o Centro Cultural Lindeia Regina recebe a clássica apresentação da Quadrilha Feijão Queimado. Como um dos principais grupos da cidade, ele é o único a repetir sua apresentação na programação do Circuito Junino nos Centros Culturais, contemplando também o Centro Cultural Pampulha. Fechando a programação junina do Circuito Municipal de Cultura, no dia 30 de junho, a partir das 19h, o arraiá no Centro Cultural Urucuia fica por conta da Quadrilha Forró de Minas, tradicional grupo fundado em 1999 para inserir a tradição junina a jovens carentes do bairro Jardim América, e que acumula um título de campeão do Arraial de Belo Horizonte (2009).

Quinta no Raul

No dia 13 de junho, às 20h, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado também entra na roda e recebe a apresentação da Quadrilha Junina Bela Flor, dentro da programação do projeto Quinta no Raul. Fundada em 2020, pelo bailarino Washington Júnior, no bairro Minas Caixa, o grupo é especialista em transformar arraiás em histórias com enredos cinematográficos e apaixonantes, a partir de interpretações emocionantes.

Desta vez, eles apresentam o espetáculo “O Palhaço e a Bailarina”, que narra a história de um amor de infância resistente ao tempo e concretizado através da arte da dança, do improviso e do circo. O grupo reúne os dançarinos Maria Eduarda, Marlon Moreira, Isabela Magela, Jullian Fernandes e Leonardo Fernandes.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e março de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.019 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 565 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de milhares de artistas e profissionais.

Serviço | Programação junina do Circuito Municipal de Cultura

Sábado (8) – Centro Cultural Vila Marçola
(Rua Mangabeira da Serra, 230, Serra)

●        13h às 18h – Quadrilha Junina Infantil Balão Dourado

Quinta-feira (13) – Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado
(Rua Jauá, 80, Alípio de Melo)

●        20h – Quadrilha Junina Bela Flor

Sábado (15) – Centro Cultural Venda Nova
(Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários)

●        14h – Quadrilha Junina Estrela Matutina

●        19h30 – Banda Furo de Taboca - Forró Pifado

 

Sexta-feira (21) – Centro Cultural São Bernardo
(Rua Édna Quintel, 320 - São Bernardo)

●        14h30 às 21h30 – Café com Lorota - Especial Junino

 

Domingo (23) – Centro Cultural Padre Eustáquio
(Rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio)

●        10h às 15h – Grupo Pé di Chinelo

Sábado (29) – Centro Cultural Salgado Filho
(Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho)

●        17h – Grupo de Quadrilha Paixão Junina

●        18h – Arraiá do Mindinho

●        19h – Samba C4 (forró)

Sábado (29) – Centro Cultural Lindeia Regina  
(Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina)

●        17h – Quadrilha Feijão Queimado

Domingo (30) – Centro Cultural Urucuia
(Rua W-3, 500, Pongelupe)

19h – Quadrilha Forró de Minas