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Serviços on-line da PBH aumentam mais de 400%, trazendo facilidades à população
Amira Hissa/PBH

PBH aumenta em mais de 400% número de serviços on-line para cidadãos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a oferta de serviços digitais disponíveis para o cidadão que precisa solicitar alguma demanda ao município. Atualmente, o Portal de Serviços consolida informações sobre 1.341 serviços prestados pela administração municipal, sendo 878 deles com possibilidade de solicitação pela própria plataforma. Um aumento de 423% no comparativo com dezembro de 2016, quando apenas 168 serviços digitais eram oferecidos.

 

Atualmente, o  PBH APP oferece 130 serviços no aplicativo, focados principalmente naqueles que podem ser solicitados rapidamente, como os de fiscalização, conservação e zeladoria da cidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e IOS. Mais de 264 mil pessoas já utilizam o PBH APP.

 

No topo da lista dos serviços mais demandados nos dois canais on-line da PBH estão:

 

1. tapa-buraco

2. formulário de Identificação do Condutor Infrator (FICI)

3. credencial de estacionamento reservado para idoso

4. ouvidoria

5. reclamação de ônibus

 

De acordo com a subsecretária municipal de Modernização da Gestão, Renata Coelho, a população tem aderido cada vez mais às plataformas digitais. Dados levantados entre janeiro a abril de 2023 demonstram que 87,8% das demandas recebidas pela administração municipal são registradas pelo Portal de Serviços ou pelo aplicativo, e as outras 8,5% e 3,7% abertas pelo telefone 156 ou presencialmente no BH Resolve, respectivamente. “A solicitação pela internet é muito mais fácil, rápida, sem gastos com deslocamentos ou espera em filas”, explica a gestora.

 

Melhorar essa relação do cidadão e do empreendedor com o serviço público municipal, a partir da transformação digital e da revisão de processos para desburocratizar e simplificar serviços, vem sendo uma das principais premissas da Prefeitura de Belo Horizonte. “Buscamos aprimorar e qualificar, de maneira permanente, o nosso relacionamento com o cidadão. Tudo vem sendo pensado e executado sob a ótica do usuário, após um trabalho de escuta ativa entre moradores e empreendedores de diversas partes da cidade”, pontua o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis.

 

Acompanhamento e avaliação do pedido

Tanto pelo portal quanto pelo app, o usuário pode monitorar todo o andamento do pedido, a partir do número do protocolo. Finalizada a demanda, o cidadão ainda pode avaliar, em uma escala de 1 a 10, se os serviços foram bem prestados pela administração municipal. 

BH Resolve

A Central BH Resolve oferta serviços aos cidadãos mediante agendamento prévio. Contudo, há algumas demandas que, pela sua natureza, não há possibilidade de realização pela internet. Entre as principais demandas atendidas sem agendamento podemos destacar a revalidação do cartão BHBUS e o serviço destinado aos migrantes.

 

Os usuários que comparecem ao local contam com uma equipe específica para orientações. Um manual prático com o passo-a-passo para facilitar a navegação no Portal de Serviços também foi desenvolvido.

Acesso integrado

Na busca constante para agilizar processos para o cidadão, o Município tem adotado a estratégia de migrar o acesso aos serviços digitais que oferece utilizando o mesmo cadastro -com login e senha -, que o cidadão fornece ao acessar os serviços das esferas estadual e federal. Para isso, desde 2019, a Prefeitura de Belo Horizonte faz parte da Rede Nacional de Governo Digital. Trata-se de um ambiente de colaboração que tem como objetivo impulsionar a transformação digital em todo território brasileiro, com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um Governo 100% Digital.