Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta propostas para a carreira de professores da Educação Infantil

13/06/2018 | 19:32 | atualizado em 15/06/2018 | 09:58

Conforme assegurado pelo prefeito Alexandre Kalil, melhorias no plano de carreira dos professores para a Educação Infantil foram apresentadas hoje, dia 13 de junho, ao sindicato que representa a categoria. Uma das principais propostas trata da redução da diferença entre o salário das carreiras do Professor para a Educação Infantil e do Professor Municipal, até o final desta gestão. A diferença, que atualmente é de 55,13%, passará a ser de apenas 10,25%, até 2020.

 

Confira as propostas de valorização apresentadas:

1) GANHOS IMEDIATOS DE NÍVEIS NA CARREIRA: encaminhamento, imediato, à Câmara Municipal, de artigo ao Projeto de Lei 442 que irá conferir aos professores para a Educação Infantil que possuem curso superior em Pedagogia, Normal Superior ou Magistério acrescido de qualquer outro curso superior, nas seguintes formas: 

- Em estágio probatório: ascensão de 4 níveis imediatos (21,55% de aumento);

- Após estágio probatório, para aqueles que já utilizaram o título de graduação no ingresso ou para progressão por escolaridade: ascensão de 2 níveis imediatos (10,25% de aumento).


Durante a tramitação do projeto de lei, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão enviará um comunicado aos servidores com orientações para o envio de informações sobre escolaridade (diploma/declaração da instituição), visando agilizar o processo de implementação da proposta.

 

2) AUMENTO DO NÚMERO DE NÍVEIS NA TABELA SALARIAL: inclusão no PL 442 de nova tabela salarial para os professores para a Educação Infantil que passará de 15 para 22 níveis.

 

3) AJUSTES NAS REGRAS DE PROGRESSÃO POR ESCOLARIDADE: inclusão no PL 442 de possibilidade do Professor para a Educação Infantil, que já utilizou 2 níveis com a progressão por escolaridade em função do nível superior, adquirir mais 2 níveis de progressão para novas escolaridades.

 

4) CONCURSO 2018: o concurso realizado em 2018 já passará exigir curso superior em Pedagogia ou Normal Superior e o ingresso se dará no nível 5.

 

5) PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO SALARIAL DA CARREIRA: até o final da gestão, a PBH se compromete a reduzir para 10,25% a diferença entre o salário das carreiras do Professor para a Educação Infantil e Professor Municipal, que atualmente é de 55,13%.

 

6) ANTECIPAÇÃO DA DATA PARA APRESENTAR A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA VALORIZAÇÃO DA TABELA SALARIAL: a PBH antecipará a data de novos estudos em relação à valorização da educação infantil, anteriormente marcada para 3 de dezembro, para o dia 15 de outubro, condicionada a não realizações de paralisações por parte da categoria.

 

7) NEGOCIAÇÃO DOS DIAS PARADOS: com o fim do movimento grevista, retorno imediato às escolas e aprovação do novo calendário escolar até o dia 22 de junho, a PBH restituirá os dias de greve, relativos aos meses de abril e maio, em folha complementar a ser paga no início do mês de julho.
 

Em virtude de tais avanços, e para tranquilizar pais e estudantes das Umeis, a restituição dos dias parados está condicionada à garantia do cumprimento dos 200 dias letivos em 2018. 

 

Últimas Notícias

Três crianças brincam de basquete em edição anterior do BH é da Gente/Savassi acompanhadas de duas adultas, ao fundo, pessoas transitam. BH é da Gente oferece atividade de ioga para aliviar o estresse diário

Ioga e atividades recreativas voltadas ao público infantil fazem parte da programação do BH é da Gente – Savassi, neste domingo, dia 18/11.

14/11/2018 | 19:01
Lago e casa cercado de plantas no Parque Jacques Costeau, no bairro Betânia. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana, de 15 a 18/11.

14/11/2018 | 16:01