Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH aplica segunda dose de vacina contra Covid-19 nos adolescentes de 12 anos

criado em - atualizado em

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte convocou adolescentes de 12 anos para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 – a última faixa etária elegível a ser chamada para completar o esquema vacinal. 

“A segunda dose é muito importante para conseguirmos manter a transmissão da doença em queda, principalmente com a circulação de uma nova variante no país. Vamos manter os postos abertos para quem ainda não se vacinou, se imunizar o quanto antes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.  

Os endereços e horários de funcionamento dos pontos de vacinação podem ser verificados no portal da Prefeitura. Aqueles que por alguma razão ainda não receberam a primeira ou segunda dose, reforço ou adicional podem comparecer a um dos locais. Para que as pessoas possam se vacinar, é necessário seguir as recomendações abaixo: 

Primeira dose 

Para receber a primeira dose é preciso ser cidadão residente de Belo Horizonte, apresentar documento de identificação com foto e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

Segunda dose 

É preciso levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF, além de respeitar o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose de acordo com o imunizante. 

Trabalhadores da saúde       

É necessário ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de: 

- Comprovante de pagamento (contracheque); ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
- Contrato de trabalho; ou
- Relatório do CNES; ou
- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde. 

Idosos 

O idoso precisa ser residente de Belo Horizonte, apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, e também ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. Até o momento já foram convocadas para receber a dose de reforço idosos de 63 anos e mais. 

Pessoas com alto grau de imunossupressão

As pessoas deste público devem ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo: 

- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas. 

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações:

- Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação para a dose adicional devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível;
- Apresentar documento de identificação com foto e CPF;
- Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

Além das orientações acima, é necessário que o público contemplado apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original. 

As pessoas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.