Pular para o conteúdo principal

Cemitério da Paz
Foto: Daniel Alves

PBH anuncia flexibilização nos cemitérios públicos municipais

criado em - atualizado em

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) finalizou, com o aval do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o plano que prevê a flexibilização dos cemitérios públicos municipais. Foram realizadas reuniões entre a FPMZB, as funerárias da cidade e a Secretaria Municipal de Saúde para definir os protocolos sanitários utilizados neste momento, garantindo a segurança de toda a população. A portaria com todos os detalhes deverá ser publicada até o final desta semana.

Sendo assim, no próximo dia 16, serão retomados os velórios nos cemitérios públicos municipais, com duração máxima de 2 horas. Havia uma perspectiva de que nos rituais de despedida, velórios e sepultamentos, fosse permitida a presença de 15 pessoas. Porém, o número foi ampliado para 20 pessoas, podendo ser realizado revezamento. 

As visitas aos túmulos podem ser realizadas somente no período da manhã, após prévio agendamento com a administração do cemitério. Essa medida possibilita que haja um controle e não ocorram visitas no mesmo momento em que estejam sendo realizados os sepultamentos.

Como a cidade ainda enfrenta a pandemia da Covid-19, mantém-se as orientações do uso obrigatório de máscara, cobrindo a boca e o nariz, durante toda a permanência no cemitério. Recomenda-se a manutenção das demais medidas preventivas, sendo o distanciamento físico em, no mínimo, 2 metros, e que sejam evitadas aglomerações.