Pular para o conteúdo principal

Restaurante popular
Rodrigo Clemente/PBH

PBH amplia a oferta de refeições à base de vegetais dos Restaurantes Populares

criado em - atualizado em

A partir desta semana, a Prefeitura ampliará a oferta de cardápios com vegetais nas refeições dos Restaurantes Populares, contemplando, assim, aqueles que não consomem carne. Nas quatro unidades, os usuários poderão escolher a opção com carne, ovos ou sem produtos de origem animal.

 

No cardápio desta terça-feira (8), o primeiro dia dessa inclusão, os usuários poderão escolher entre linguiça de pernil assada ao molho de tomate, ovos mexidos com cenoura ou hambúrguer de feijão. A refeição inclui arroz, feijão, berinjela ao forno, banana e salada.

 

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues, explica que o foco é a promoção de uma cidade mais sustentável com maior acesso a folhosas e legumes nos cardápios e inclusão de outros hábitos alimentares. “A incorporação de receitas à base de vegetais no cardápio dos Restaurantes Populares é uma importante estratégia de promoção de saúde e sustentabilidade. Com isso, conseguimos atrair para os Restaurantes aquelas pessoas que buscam fazer esse tipo de alimentação. Teremos, então, uma alimentação mais saudável, tanto do ponto de vista nutricional, mas também do ponto de vista da sustentabilidade do planeta”, explica.

 

O preparo dessas refeições já vem sendo planejado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Alimentação Consciente Brasil (ACB) e a Humane Society International (HSI). Em outubro, foram realizados treinamentos teóricos sobre o tema para os colaboradores que atuam na produção das refeições, além de um treinamento prático para os cozinheiros e chefs de cozinha.

 

De acordo com as organizações, Belo Horizonte será a primeira experiência de oferta de preparação sem produtos de origem animal em Restaurantes Populares. "A implantação dessa iniciativa nos restaurantes populares irá proporcionar uma maior acessibilidade à diversidade de alimentos vegetais para a população e a inclusão dessa proposta como temática para o Festival de Gastronomia propicia uma importante conscientização com relação ao impacto da alimentação na saúde e no meio ambiente”, ressalta Thayana Oliveira, Gerente de Políticas Alimentares da Humane Society International.

 

Estimativas das organizações indicam que o impacto ambiental, considerando uma refeição à base vegetal por pessoa por semana, ao longo de um ano, é bastante expressivo. Como exemplo, temos 276 m² de terra preservados, 439 litros de água poupados e 284 toneladas de CO2 não emitidas. Como exemplo, temos 276 m² de terra preservados, 439 litros de água poupados e 284 toneladas de CO2 não emitidas.