26 January 2024 -
Para ampliar a assistência aos usuários durante este fim de semana, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abrirá cinco centros de saúde para atender, prioritariamente, pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão de 7h às 19h, com oferta de assistência para aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Confira os endereços completos das unidades no Portal da PBH.
Essas cinco regionais foram estrategicamente definidas já que, no momento, apresentam maior procura por atendimento. Em Belo Horizonte, foram confirmados 665 casos de dengue e 35 de chikungunya. Não há confirmação de casos de zika. Cabe destacar que a Secretaria Municipal de Saúde mantém o monitoramento diário da situação epidemiológica da cidade e as ações são ampliadas gradativamente.
A orientação é que a população procure, preferencialmente, os centros de saúde da capital. Se preciso, e de acordo com o caso, o usuário pode ser encaminhado para outras unidades. Os profissionais avaliam individualmente cada caso e iniciam o cuidado necessário. Além disso, todas as equipes já receberam orientações e treinamentos sobre o manejo clínico da dengue e outras arboviroses, seguindo os protocolos mais recentes do Ministério da Saúde.
Para garantir um atendimento ágil, todos os pacientes são classificados e é feita coleta para exames de diagnóstico. Enquanto aguardam atendimento, os usuários recebem soro para reidratação oral. Há também a entrega de um cartão de acompanhamento, que deve ser apresentado em todas as consultas de retorno, mantendo o cuidado.
Atendimento à imprensa
Neste sábado (27), o subsecretário de Atenção à Saúde, André Luiz de Menezes, estará à disposição da imprensa na parte da manhã, a partir das 9h, no Centro de Saúde Vera Cruz, que fica Praça Padre Léo Verheyen, 36 - Vera Cruz.