Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024
Divulgação/PBH

PBH abre inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024

criado em - atualizado em

Começaram nesta quarta-feira (13) as inscrições para a edição 2024 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH), competição esportiva e educacional realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Até 26 de março, representantes de instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, além de associações de paradesportos, poderão fazer o cadastro e indicar as modalidades coletivas, individuais e paralímpicas a serem disputadas. O início dos jogos está marcado para 11 de abril.

As inscrições das modalidades coletivas, individuais e paralímpicas estão disponíveis on-line, no Portal da Prefeitura, assim como o regulamento da competição e demais  informações sobre os jogos. O Congresso técnico, onde os regulamentos da competição são repassados às equipes inscritas acontece no dia 1º de abril.

A cerimônia de abertura do JEBH 2024 será no dia 2 de abril, a partir das 9h, no Clube Associação Atlético do Banco do Brasil (avenida Otacílio Negrão de Lima, 11.840, Pampulha). 

Em 2023, participaram dos jogos 2.857 estudantes-atletas de 96 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de escolas de práticas de paradesportos.

Módulos

O JEBH é disputado em dois módulos. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos (nascidos em 2010, 2011 e 2012), enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos (nascidos em 2017, 2018 e 2019).

Ao todo, são disputadas 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda as 14 modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, parataekwondo, parabadminton, halterofilismo PCD e basquete em cadeira de rodas 3x3.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3246-5074 ou pelo e-mail jebh@pbh.gov.br (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).