Pular para o conteúdo principal

SINE BH recebe inscrições para o programa Emprega BH no Transporte
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH abre inscrições para o Emprega BH no Transporte

criado em - atualizado em

As inscrições para os primeiros cursos do programa Emprega BH no Transporte estarão abertas entre os dias 5 e 14 de abril. Com gestão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) – por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) –, em parceira com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), o programa Emprega BH no Transporte ofertará cursos que viabilizam a inserção no mercado de trabalho de pessoas em estado de vulnerabilidade social.

O Emprega BH no Transporte ofertará palestras e cursos para motoristas do transporte escolar e aplicativos; habilitação para motoristas que desejam mudar de categoria; cursos de assistente administrativo com foco em logística; ajudante de carga e descarga de mercadoria; e mulheres no transporte público. Os cursos e palestras ocorrerão de forma on-line, híbrida e presencial.

Entre os dias 05 e 13 de abril, estarão abertas as inscrições para os cursos de assistente administrativo com foco em logística (40 vagas) e de ajudante de carga e descarga de mercadoria (40 vagas).

Os cursos na modalidade híbrida serão ministrados nas unidades do SEST/SENAT Jardim Vitória e Serra Verde para os 80 candidatos selecionados.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas nas unidades do SINE BH e dos serviços socioassistenciais executados nos CRAS, nos CREAS, nos Centro Pop , no CRJ, no CRLGBT e nas Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar.

SINE BH RESOLVE: Rua dos Caetés, 342, Centro.

SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro.

SINE Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055, Venda Nova.

O atendimento no SINE deve ser agendado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

O programa

Entre maio e dezembro serão ofertados outros cursos de capacitação e/ou qualificação profissional, do programa Emprega BH no Transporte. Serão 1.360 vagas no total, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Poderão participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no SINE Municipal.

Ação

Palestra Mulher no Transporte, Sim! E Daí? – 1h/aula – até 1 mil mulheres atendidas.

Palestra Oportunidades para Mulheres no Setor de Transportes – 1h/aula – até 1 mil mulheres atendidas.

Curso EAD – Empregabilidade e Inserção de Mulheres no Segmento do Transporte – 30h/aula – até 200 alunos.

Curso Mudança de Categoria – Transporte Profissional – 110h/aula – até 20 alunos.

Curso Escola de Motoristas Profissionais – entre 73 e 111h/aula – até 20 alunos.

Curso Motoristas de Transporte Escolar – 66h/aula – até 20 alunos.

Curso Motoristas de Aplicativos – 66h/aula – até 20 alunos.