Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para o curso de formação de doulas comunitárias
Divulgação/PBH

PBH abre inscrições para curso de formação de doulas comunitárias

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu inscrições para o curso livre de Doulas Comunitárias. Oferecido pela Coordenação de Saúde da Mulher e Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde, o curso será realizado de 24 de abril a 31 de dezembro, em parceria com as sete maternidades da rede SUS-BH: Hospital das Clínicas/UFMG, Santa Casa, Maternidade Odete Valadares, Maternidade Sofia Feldman, Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Hospital Júlia Kubitschek e Hospital Risoleta Tolentino Neves.

 

As inscrições vão até o dia 19 de abril e devem ser feitas com o preenchimento do formulário. A Secretaria Municipal de Saúde fará contato para a efetivação da inscrição.

 

São oferecidas 35 vagas para a população em geral e o curso é dividido em parte teórica e prática. Os pré-requisitos para participar são: ser mulher a partir de 18 anos; ter o ensino médio completo; ser residente de Belo Horizonte (com comprovante de residência atualizado).

 

O certificado do curso será fornecido após a conclusão das aulas práticas.

 

A expressão doula vem do grego e significa “mulher que serve”. A doula é uma profissional que tem todo o foco no bem-estar da gestante durante o parto.

 

É importante lembrar que a doula não substitui o direito ao acompanhante já garantido pela Lei Federal 11.108/05. A presença da doula durante todo trabalho de parto, parto e pós-parto é uma prática recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incentivada pelo Ministério da Saúde.

 

Curso livre de Doulas Comunitárias 2023

 

Aulas teóricas

 

Data: 24 a 28 de abril

Horário: 8h às 17h

Locais:

Auditório da Escola de Enfermagem da UFMG nos dias: 24, 26, 27 e 28 de abril

Auditório do 2º andar do Hospital das Clínicas: dia 25 de abril

 

Aulas práticas

 

Data: 1º de maio a 31 de dezembro

Horário e local: plantão semanal supervisionado pela coordenação em uma das sete maternidades da rede SUS-BH.