Pular para o conteúdo principal

Trilha da Agroecologia
Foto: Zaíra Magalhães

PBH abre inscrições para curso de Agroecologia

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para as turmas deste segundo semestre da Trilha da Agroecologia, uma das formações ofertadas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (18), no Portal da PBH.

 

A cada semestre são ofertadas gratuitamente duas turmas com encontros semanais, nos turnos vespertino e noturno, totalizando 160 vagas. As aulas são em formato híbrido, com atividades on-line e presenciais e, neste semestre, começam no dia 9 de agosto.

 

A Trilha da Agroecologia é uma formação sobre os princípios, fundamentos e práticas da agroecologia, e busca formar multiplicadores e agentes na perspectiva da construção de uma cidade sustentável. Conta com formadores técnicos da PBH e outras instituições, especialistas e mestres do saber popular. São tratados temas como: Manejo Agroecológico de Agroecossistemas, Sistemas Agroflorestais, Plantas Alimentícias Tradicionais e Não Convencionais, Plantas Medicinais, Gastronomia Agroecológica, entre outros.

 

A Trilha busca, ainda, o diálogo sobre o tema da agroecologia com a cidade, portanto é aberta a moradores de Belo Horizonte, e prioriza o atendimento a agricultores da cidade e da região metropolitana de BH, profissionais da Educação de Belo Horizonte, servidores públicos de quaisquer esferas com sede em Belo Horizonte, integrantes de organizações, fóruns e coletivos da sociedade civil que atuam com agroecologia no município ou nas cidades da região metropolitana.

 

Trilha da Agroecologia

 

A Trilha da Agroecologia foi criada em 2018 e já ofertou doze turmas. Desde então, cerca de 580 pessoas percorreram a Trilha, fortalecendo o debate sobre a temática na cidade, além da realização de ações e intervenções agroecológicas. É uma das formações oferecidas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado Popular da Lagoinha (CRESAN-MPL), no âmbito do programa de qualificação profissional "Valorização da Gastronomia Articulada à Agroecologia", junto das trilhas Cozinha Mineira e Belo-Horizontina, Confeitaria, Panificação e Empreendedorismo Gastronômico. Os cursos são ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, no CRESAN, localizado no Mercado Popular da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha).