Pular para o conteúdo principal

PBH abre hospital temporário na regional Oeste para atender casos de dengue
Divulgação/PBH

PBH abre hospital temporário na regional Oeste para atender casos de dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abre nesta quinta-feira (7) mais um hospital temporário para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A nova unidade funcionará 24 horas por dia nas dependências do antigo Hospital Santana, na Rua Santa Cruz, 137 - Alto Barroca. A estrutura contará com cinco consultórios e 40 leitos para garantir a assistência à população, além de 179 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmácia e auxiliares administrativos.

O hospital faz parte do Plano de Enfrentamento às Arboviroses do município, com o incremento de ações e serviços para manter assistência à população sempre que necessário e de acordo com a demanda. A nova unidade vai garantir o atendimento integral do paciente em uma mesma estrutura, desde a classificação até a internação hospitalar, se preciso.

No local funcionará um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), com capacidade para prestar assistência a 200 pessoas diariamente. Lá serão ofertados cuidados médicos a quem apresentar sintomas como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos. A assistência é de forma espontânea e sem a necessidade de marcação de horário.

No mesmo espaço haverá ainda uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), com leitos que vão garantir a internação de até 400 pacientes por mês. Nesse serviço de saúde são acolhidas as pessoas que precisam de hidratação venosa e assistência contínua, com avaliação por profissional a cada duas horas.

De acordo com o secretário de Saúde de BH, Danilo Borges Matias, a Prefeitura de BH tem atuado para montar uma rede para atender à população. “O atendimento está sendo garantido, as internações garantidas em leitos de qualidade para evitar o maior número de óbitos”, disse.

Outros hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde já implementou na capital outros dois hospitais para o atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika.

O hospital temporário de Venda Nova começou a funcionar em 24 de fevereiro, a partir da ampliação de leitos na estrutura. A unidade fica aberta 24 horas por dia e está instalada na Rua Padre Pedro Pinto, 173. O equipamento conta com 32 leitos para manter o cuidado médico necessário aos usuários.

Já o hospital de campanha, aberto dia 1° de março na região Norte da cidade, também mantém o atendimento 24 horas por dia. A implementação do serviço foi feita ao lado da UPA Norte, na Avenida Risoleta Neves, 2.580, Aarão Reis, e possui 40 leitos para garantir a assistência contínua a pacientes que apresentam necessidade de internação hospitalar.