Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal recebe escultura em homenagem a Anita Gomes dos Santos
Suziane Brugnara/PBH

Parque Municipal recebe escultura em homenagem a Anita Gomes dos Santos

criado em - atualizado em

Quem visitar o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, terá a oportunidade de apreciar uma homenagem a Anita Gomes dos Santos, que fez da trajetória de rua uma luta pelo direito das populações vulneráveis de Belo Horizonte. As intervenções foram feitas por um grupo de 11 pessoas que passaram por uma trajetória de vulnerabilidade social e atualmente são atendidas pelo Programa Caminhos.

 

A escultura, criada pelo artista plástico mineiro Gu Ferreira, foi instalada próximo à avenida dos Andradas, em setor do parque que foi revitalizado com novo paisagismo e iluminação. Além do envolvimento na preparação do espaço, o grupo colaborou com a execução da obra que foi criada a partir de sucatas.

 

O público poderá conferir toda a beleza e simbologia desta homenagem durante o horário de funcionamento do Parque Municipal, de terça-feira a sábado, das 7h às 21h (entrada permitida até às 20h30), e aos domingos, das 7h às 17h (entrada permitida até as 16h30).

 

Essa é a segunda intervenção do Programa Caminhos em parques. Em novembro de 2021, o parque Serra do Curral recebeu uma escultura em homenagem ao renomado ambientalista e ex-presidente da Fundação Zoobotânica, Hugo Eiras Furquim Werneck.

 

Sobre Anita Gomes dos Santos

Nascida em 1959, Anita Gomes dos Santos foi muitas mulheres em uma só. Negra, mãe de 4 filhos e costureira da Fábrica Social da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare); fez parte da coordenação nacional e estadual do Movimento da População em situação de rua e do Fórum de População de Rua de Belo Horizonte, foi sócia-fundadora e membro da Associação de Luta por Moradia Para Todos, agente social no Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Material Reciclável (CNDDH) e liderança na associação de moradores da Ocupação Antônio Carlos, além de ter sido representante da População em Situação de Rua em diversos espaços políticos.

Programa Caminhos

O Programa Caminhos é resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Belo Horizonte, via Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), com parceria do CeMAIS. A proposta é criar um ambiente de apoio e reintegração para pessoas em situações sociais de vulnerabilidade por meio do acesso ao trabalho, à cultura e à arte.

 

A primeira fase de execução conta com o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra e o apoio do Inaper, Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Andreísa Sanfins Assessoria Jurídica, Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia, Jean Carlos Fernandes Advocacia Empresarial e Nepomuceno Soares Advogados Associados.

QUERO SABER MAIS