Pular para o conteúdo principal

Parque Jacques Cousteau terá trilha guiada neste domingo (13)
Foto: Suziane Brugnara /PBH

Parque Jacques Cousteau terá trilha guiada neste domingo (13)

criado em - atualizado em

Localizado na região Oeste, o Parque Jacques Cousteau (Rua Augusto José dos Santos, 366, Betânia) encanta pela beleza e biodiversidade. Buscando apresentar aos visitantes toda essa história, riqueza e importância ambiental, será oferecida, neste domingo (13), uma trilha guiada no parque. A atividade é gratuita com saídas às 8h30 e às 10h. Para participar, é necessária a inscrição pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br.

O percurso com duração aproximada de 1 hora é plano em quase toda a extensão, sendo considerado leve e indicado para todas as idades. A participação de crianças é permitida apenas com a companhia de um responsável. As trilhas são realizadas com mínimo de 5 e máximo de 30 pessoas em cada horário.

Por meio de um passeio guiado, oferecido pela equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), o público irá conhecer um pouco mais sobre as transformações pelas quais o parque passou e como áreas degradadas podem se transformar em refúgios verdes, cheios de vida e belezas naturais com o apoio da comunidade.

Além da possibilidade de entendimento sobre questões ambientais que envolvem o parque, os participantes irão desfrutar de um ambiente com nascentes, fauna e flora diversificadas. Para aproveitar melhor o percurso com conforto e segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, protetor solar, repelentes, chapéu ou boné e levar uma garrafinha de água. No caso de alterações climáticas extremas, a atividade pode sofrer alterações ou ser cancelada.

Sobre o Parque Jacques Cousteau

Criado em 1971 e implantado em 1999, o Parque Jacques Cousteau ocupa uma área aproximada de 370.000 m2. O espaço funcionou como depósito de lixo da cidade entre as décadas de 50 e 70 e, posteriormente, como horto para a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais utilizadas no paisagismo de Belo Horizonte. Muitas dessas mudas cresceram e floresceram no parque, sendo as primeiras a integrarem a flora local como, por exemplo, a alameda das sibipirunas, logo na entrada.

A cobertura vegetal é muito significativa, apresentando um avançado grau de regeneração natural e contínua, correspondendo a 80% da área total. Sendo predominantemente de porte arbóreo, existem ainda espécies ornamentais e frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras. O local possui nascentes e cursos d’água perenes, afluentes do Ribeirão Arrudas.

Além da trilha ecológica, o parque dispõe de brinquedos, bosque, trilha de bike, academia a céu aberto, espaços para contemplação, áreas de convivência e grupo de escoteiros. Conta, ainda, com um viveiro de mudas ornamentais. Dentre as atividades gratuitas oferecidas, destaca-se a Academia da Cidade (às terças, quintas e sextas-feiras), aulas de Lian Gong (às segundas, quartas e sextas), Orquestra Jovem e musicalização aos domingos.