Pular para o conteúdo principal

Parque das Mangabeiras terá exposição sobre a Biofábrica de Joaninhas
Divulgação/PBH

Parque das Mangabeiras terá exposição sobre a Biofábrica de Joaninhas

criado em - atualizado em

Neste domingo (12), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) participa do Projeto Ambientar, das 10h às 13h, no Parque das Mangabeiras, com ação relacionada à Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos. A Gerência dos Centros de Educação Ambiental fará exposição sobre o ciclo de desenvolvimento desses insetos, além da distribuição de material didático para as crianças.

A Biofábrica, instalada na Casa Amarela, no Parque das Mangabeiras, funciona como laboratório para procriação e desenvolvimento dos insetos, até que eles sejam distribuídos à população. Nesse espaço, eles se desenvolvem com dieta e temperatura controladas, são colocados para acasalar e os ovos e larvas recebem cuidados até a fase adulta. A iniciativa permite o cultivo de plantas de forma natural, sem o uso de produtos químicos para promover o controle biológico de pragas.

O local também recebe ações de educação ambiental. São realizadas palestras sobre a importância desses organismos para a fauna e flora da cidade, exposição do ciclo de vida das joaninhas e a distribuição de kits. Desde a implementação, foram produzidos e distribuídos quase 150 mil insetos à população.

Sobre o Ambientar

O Projeto Ambientar é uma ação colaborativa que reúne a PBH, estudantes universitários, pesquisadores, órgãos públicos e a comunidade. Com atividades educativas e práticas, busca sensibilizar a população sobre os desafios ambientais de Belo Horizonte e a importância da participação coletiva na construção de soluções sustentáveis.

Realizado mensalmente em diferentes parques da cidade, o Ambientar promove o diálogo entre ciência e sociedade, fortalecendo a relação das pessoas com os espaços naturais da capital.