Pular para o conteúdo principal

Novos brinquedos no Parque Ecológico da Pampulha
Foto: Lívia Ansaloni

Parque Ecológico da Pampulha oferece ao público novos atrativos

criado em - atualizado em

O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, mais conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, acaba de ganhar novas estruturas de lazer para receber os visitantes. Nos últimos dias foram instalados no local equipamentos de ginástica e brinquedos novos, além de bancos e mesas para contemplação da paisagem.  

 

O espaço agora possui oito novos brinquedos, entre eles gira-gira, escalada em meia lua, gangorra de duas pranchas, gangorra do tipo pé equilibrista, escorregador, balanço de dois lugares, “S” de equilíbrio e um brinquedo de equilíbrio composto de 10 peças. 

 

Os adultos também foram contemplados com aparelhos de ginástica do tipo esqui duplo, simulador de remo duplo, simulador de caminhada e de cavalgada, aparelho surf com pressão de perna e um jogo de barras para atividades livres. 
As novas estruturas estão localizadas próximas à administração do parque e já poderão ser utilizadas a partir deste final de semana. 

 

Vale lembrar que a visita ao Parque durante a pandemia de Covid-19 está ocorrendo por agendamento no site www.pbh.gov.br/parquesezoobotanica, no menu “agendamento de visitas”, conforme lotação máxima de segurança estabelecida para o dia. O Parque funciona de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada será exclusivamente pela Portaria do Marco Zero (Av. Otacílio Negrão de Lima, 6.061).  

 

É obrigatório aos visitantes o uso de máscara cobrindo nariz e boca durante toda a permanência no local, exceto quando estiver se alimentando. O acesso de animais domésticos no Parque Ecológico da Pampulha não é permitido. Os visitantes podem acessar o local com bicicletas, devendo respeitar o limite máximo de 10km/h. 

 

Manutenção  

 

Durante o período em que esteve fechado em 2020 em função da pandemia de Covid-19, o trabalho de manutenção do Parque Ecológico da Pampulha não parou. O local passou por inúmeras intervenções e melhorias para receber o público no início de 2021. 

 

O coreto do Parque foi reformado, inclusive com a troca de toda a instalação elétrica, e recebeu nova pintura. Também foram trocados os breezes de madeira das portarias, da administração, do bicicletário e de todos os banheiros, que também tiveram suas portas substituídas. Já no auditório e no varandão do Parque, os breezes - que estavam com boa estrutura ainda - receberam nova pintura para conservação.  

 

Arte a céu aberto  

 

O Parque, muito procurado para a prática de esportes diversos, também mostra sua vocação para as artes. A área verde já possui algumas pinturas de artistas mineiros e até reserva um espaço em sua administração para servir de galeria para exposições de trabalhos artísticos itinerantes diversos. No entanto, durante a pandemia, duas novas obras de arte passaram a fazer parte do acervo permanente do Parque, por meio do Movimento Gentileza, que busca apoiar ações que contribuam para a melhoria do ambiente urbano para uma cidade mais humana, alegre e gentil. 

 

Uma delas é a obra Oca, que esteve presente na mostra de decoração Casa Cor Minas 2019 e foi instalada em definitivo no Parque em julho. A estrutura, inspirada na obra de Roberto Burle Marx, é toda feita em aço oxidado, em formato caracol, e foi originalmente concebida para proporcionar uma experiência sensorial e de conexão intensa com a natureza. Está instalada na área conhecida como “Colinas”. 

 

A segunda nova obra de arte já podia ser percebida pelos pedestres da Orla da Lagoa da Pampulha desde o final de 2020. A fachada lateral da portaria do Parque, próxima ao marco zero, ganhou cores e formas diferentes do verde característico da área e se transformou em uma grande empena artística, com pássaros, flores e jardins, em uma pintura de 90m² assinada pela mineira Denise Sobrinho, a Dninja, que, em respeito aos protocolos se segurança sanitária vigentes na pandemia, buscou ajuda em casa, no trabalho voluntário do marido, da mãe e de seus irmãos, para pintar o painel e a área interna da portaria. 

 

Manejo 

 

Além dos trabalhos regulares de manutenção da vegetação e gramados, desde o fechamento o parque recebeu o plantio de mais de 60 novas mudas de árvores para incremento da área conhecida como bosque, espaço predileto para piqueniques e brincadeiras com a criançada. Para embelezar ainda mais a área, também foram criados três canteiros de plantas ornamentais: um ao lado da administração e dois ao lado das portarias.