1 June 2021 -
A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico apresentam a aula virtual “Formações da Pampulha - O fazendeiro da luz: folclore brasileiro e cultura popular na fotografia de Marcel Gautherot”, com a antropóloga Lygia Segala, no Pampulha Território Museus. A atividade educativa virtual é uma ação integrada entre os museus municipais da Pampulha, a partir do "Formações na Pampulha". A aula propõe um debate acerca da relação entre tradição e modernidade no trabalho do fotógrafo francês Marcel Gautherot, com acervo na exposição da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, temporariamente suspensa em respeito aos protocolos de combate à Covid-19.
A aula acontece no dia 8 de junho, às 10h. Para participar, basta se inscrever pela plataforma Sympla neste link, até o dia 7. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.
O projeto “Formações na Pampulha” é um programa continuado de formação, que aborda diversas temáticas relacionadas à atuação dos museus municipais da Pampulha. A iniciativa tem o objetivo de realizar encontros de formação com professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do patrimônio, das artes, da arquitetura, do paisagismo, do design e da educação.
A programação, composta por cinco encontros em 2021, dialoga com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e com o Território, inspirando experiências, investigações e reflexões sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. A ação será realizada respeitando os protocolos de combate à Covid-19.
Exposição Marcel Gautherot
A exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois & além” apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo francês Marcel Gautherot, além de livros, revistas, vídeos e documentos acerca de sua obra. Todas as imagens da exposição fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles. A mostra acontece na Casa do Baile até 1º de agosto de 2021.
Pensada para trazer aos belo-horizontinos e visitantes da Pampulha uma produção artística de relevância internacional, que se relaciona com a cultura e a história do modernismo no país, a exposição enaltece a vocação da Casa do Baile como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, todavia as visitas estão temporariamente suspensas em respeito aos protocolos de combate à Covid-19.
Sobre o Pampulha Território Museus
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade.
Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos. Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.