Pular para o conteúdo principal

Local com vegetação e placa de Ponto Limpo, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Pampulha recebe mais um Ponto Limpo, na quinta-feira, dia 28/11

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte implanta na quinta-feira, dia 28 de novembro, mais um Ponto Limpo na região da Pampulha. O local escolhido é a rua Engenho da Noite, no bairro Engenho Nogueira, onde há uma área verde preservada com nascente e que tem sido alvo constante de deposições clandestinas. A partir das 9h, serão executados os serviços de capina e roçada com a remoção do lixo, além da pintura de meio-fio e a instalação da placa indicativa do projeto.

 

As ações de educação ambiental vão se estender até a sexta-feira, dia 29, para sensibilizar a população sobre o correto descarte de resíduos e a importância de manter um local revitalizado. Técnicos do Departamento de Política Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) estarão presentes para conversar com os cidadãos e distribuir material informativo.

 

Com a política de diminuição do número de descartes irregulares de resíduos em Belo Horizonte, adotada pela Prefeitura, somente na Pampulha, já são 60 Pontos Limpos, 11 deles criados neste ano. Na capital inteira, esse número chega a 300.

 

As iniciativas, aliadas a outras ações, como as de fiscalização e mobilização social, reduziram, em 2019, cerca de 15% dos pontos críticos de deposição clandestina na Pampulha. Em 2018, foram registrados cerca de 200 locais crônicos de descarte irregular de lixo e entulho. Neste ano, o número caiu para 170.

 

Em setembro, a ação foi feita na avenida Francisco Negrão de Lima, esquina com rua Reinato Fantoni, no bairro Enseada das Garças. No lugar, eram removidas uma média de 10 toneladas por semana. No mês passado, a implantação do Ponto Limpo ocorreu na rua Violeta de Melo com rua Mary Aparecida, no bairro Jardim São José. A limpeza do local envolveu a capina, varrição, roçada e a remoção de 5,5 toneladas de resíduos. Houve também a instalação da placa educativa, a pintura do meio-fio e a campanha educativa junto aos moradores do entorno.

 

Antes da implantação dos Pontos Limpos, esses lugares foram alvos frequentes de lixo, entulho, poda, bagulhos e animais mortos, levados por carroceiros, veículos particulares ou pelos próprios moradores do bairro, por meio de carrinhos de mão. Após as intervenções, as áreas ganharam reforço no monitoramento feito pela diretoria regional de Fiscalização Pampulha e pela gerência de Limpeza Urbana Pampulha com vistorias diárias, a fim de evitar novas irregularidades.

 

A SLU recomenda que os resíduos domiciliares sejam sempre descartados nos dias e horários regulares de coleta. Materiais volumosos como poda, pneus, restos de obra e até móveis velhos devem ser encaminhados a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes do município (URPVs). Os endereços podem ser consultados aqui