Pular para o conteúdo principal

Cerca de 30 pessoas conversam entre si, confraternizam e olham para o ambiente na entrada da Casa do Baile à noite. À frete, observa-se um tripé com máquina fotográfica.
Foto: Ricardo Laf

Pampulha Noturno tem samba e seresta nesta terça, dia 9

criado em - atualizado em

O Circuito Pampulha Noturno continua promovendo semanalmente, às terças-feiras, até 21h, uma programação integrada em diversos espaços da região, envolvendo atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer. Além do Museu de Arte da Pampulha, da Casa do Baile e da Casa Kubitschek, acontecem atividades em outros espaços, entre eles o Iate Tênis Clube, o Museu Brasileiro do Futebol e o CAT Veveco, além das praças Dino Barbieri e Dalva Simão.

 

Na próxima terça, dia 9 de maio, a Casa do Baile abre uma nova exposição, que recebe o nome de E(m)cantos do Brejo Paraibano, Arquitetura e Cana de Açúcar. Também abre oficialmente o seu café, com vinhos, quiches e outras delícias.

 

O sambista Mandruvá recebe convidados para uma roda de samba especial, que homenageia o Conjunto Moderno da Pampulha divertindo quem estiver na praça Dalva Simão. Food Trucks completam a programação com comes e bebes para todos os gostos.

 

Quem curte seresta não pode deixar de fora do roteiro o Museu Casa Kubitschek, onde estará presente a Confraria dos Amigos de JK, com melodias românticas, suaves e envolventes. Vale a visita pela casa, projetada por Niemeyer e com móveis originais da época de Kubitschek.

 

No Museu de Arte da Pampulha, Bruno Cupertino canta Vinícius de Moraes, mostrando seu talento de compositor, arranjador e multipercussionista.

 

A Jardineira 1957 do Pampulha Retrô Tour, sucesso de público nos fins de semana, também está rodando pela região nas terças à noite, das 17h às 21h, dentro do Circuito Pampulha Noturno. E para completar, é possível aproveitar um espaço de convivência com música, arte e gastronomia no CAT Veveco.

 

Confira a programação completa do dia 9 de maio:

 

Casa do Baile

  • 18h:

    - Abertura da Exposição E(m)cantos do Brejo Paraibano, Arquitetura e Cana de Açúcar.

Exposição fotográfica sobre os antigos engenhos de cachaça e rapadura dos municípios paraibanos de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria, Pilões e Borborema.

    - Abertura do Café do Baile

 

Museu Casa Kubitschek

  • 18h:

    - Seresta com a Confraria dos Amigos de JK

Seresta para todos os gostos, predominando a linha melódica romântica, suave e envolvente, que se entrecruza na seresta, com arranjos devidamente adaptados, prestando-se perfeitamente a uma adorável serenata: a modinha tradicional; a canção romântica; o samba (samba-canção); o choro (choro-canção); o bolero; a valsa; a toada; o fox-canção e até o tango.

    - Choro em Roda - Show em homenagem a Pixinguinha - com Warley Henrique

Warley Henrique, músico premiado na cidade e no Brasil, com três CDs gravados, já dividiu e dirigiu vários artistas consagrados como D'Ivone Lara, Elza Soares, Fabiana Cozza, Mestre Monarco da Portela e Nelson Sargento. É considerado hoje pela crítica e por artistas do ramo das cordas, como Paulinho da Viola, uma das referências nacionais no seu instrumento – o cavaquinho de 5 cordas.

 

Museu de Arte da Pampulha

  • 20h:

    - Bruno Cupertino canta Vinícius de Moraes

Bruno Cupertino é um sambista à moda antiga, que mistura ginga e cultura. Cantor, compositor, arranjador e multipercussionista, realiza este espetáculo embargado de grandes emoções. O show tem o violão e direção musical de Betinho Moreno, o cavaquinho de Fabrício Cássio e a condução do multipercussionista Robson Barata, além da participação especial do músico Joãzito Dornelas. É um passeio por canções que fazem parte do repertório dos fãs de Vinícius de Moraes.

 

Praça Dino Barbieri

  • 18h: Projeto Deguste
  • 19h: Atrações de circo
  • 19h30: Show Nem tudo é Jazz

 

Praça Dalva Simão

  • Das 18h às 21h:

    - Encontro de Food Trucks

    - Mandruvá – O Samba no Patrimônio – roda de samba

O músico que tem 30 anos de história com o samba em BH, começou com o grupo Partideiros do Ganzê, depois veio o grupo Ritmistas do Samba, Afina-Flor do Samba, entre tantos outros. Também já abriu shows de grandes nomes do samba como Alcione, Zeca Pagodinho e Almir Guineto. No show dessa terça-feira, homenagem o Conjunto Moderno da Pampulha com o seu samba.

 

Cat Veveco

  • Das 17h às 21h:

    - Exposição artística de produtos do Made in Beagá

O projeto Made in Beagá traz uma mostra de peças criadas em parceria com artistas e designers convidados. Movimentando a economia criativa, retrata Belo Horizonte através do fortalecimento da identidade, valorizando pontos turísticos, costumes, lendas, arquitetura e hábitos dos mineiros.

    - Espaço Gastronômico musical

 

Museu Brasileiro do Futebol | Mineirão

  • Das 18h às 21h:

    - Visita guiada ao Museu e Estádio com temas especiais

Ingressos: inteira 20,00 e meia 10,00

    - Projeto Container com Letras (gratuito na Esplanada)

 

Iate Tênis Clube

  • Das 18 às 21h:

Visitas guiadas ao Salão Portinari.

 

Pampulha Retrô Tour

  • Das 17h às 21h:

O Pampulha Retrô Tour faz o passeio pelos principais atrativos do Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha. Quem quiser dar uma volta dentro da Jardineira Chevrolet 1957, curtindo o charme da época, pode adquirir seus ingressos ao lado da Igrejinha da Pampulha.