Pular para o conteúdo principal

Cerca de 15 aposentados assistem à palestra sobre câncer de mama.
Aline Pereira/PBH

Palestra aborda câncer de mama para aposentados da PBH

criado em - atualizado em

O mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama. Sabendo de sua importância, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária (Suprev), ligada à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), promoveu a palestra sobre a “Saúde, da Mulher”  para aposentados e pensionistas. O encontro, realizado no dia 31 de outubro, no Centro de Promoção da Saúde da Unimed – Unidade Santa Efigênia,  tratou de tipos de câncer, sintomas, importância do autoexame, mamografia, Papanicolau e climatério.
 

O assessor de Inovação e de Relacionamento com os Segurados, Gilberto Francisco, abriu o encontro destacando a importância da realização de eventos como este, que aproximam o poder público municipal de seus aposentados e pensionistas. “Deixamos bem claro que mesmo que vocês já tenham se aposentado, a Prefeitura pensa com carinho em todos e procura promover ações como esta que possam trazer informações e também sirvam como forma de integração e lazer”, disse Gilberto.
 

A palestrante Cristiane Souza , enfermeira da Unimed, falou sobre os dois tipos de câncer mais comuns em mulheres, que são câncer de mama e de colo de útero. “O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo, perdendo apenas para o de pele. É importante lembrar que ele pode ser diagnosticado em homens também. Sobre o de mama, é importante realizar o autoexame (uma vez por mês), exames clínicos, mamografia e ultrassonografia. Alguns fatores de risco são menstruação precoce, menopausa tardia, idade, histórico familiar, ingestão excessiva de álcool, sedentarismo e obesidade. É válido lembrar que nem todo tumor é maligno”, explicou a enfermeira.
 

Ilca Nolasco é aposentada pela PBH e participou da palestra. “Eu faço o autoexame regularmente. Gostei muito desta iniciativa. Estive aqui na primeira palestra e acho que deveriam acontecer mais encontros como este e que também tratassem de outros assuntos que interessam aos servidores”. Damião dos Santos também esteve pela segunda vez em um evento promovido pela Suprev. “No início, fiquei meio receoso de participar desta palestra, pois era o único homem presente aqui, mas este assunto nos afeta também. Adorei a palestra e no próximo encontro estarei aqui novamente”. 
 

Em junho de 2017, a Suprev realizou uma palestra voltada ao envelhecimento precoce. O próximo encontro está previsto para dezembro.