Pular para o conteúdo principal

Operação Finados terá presença de guardas civis nos quatro cemitérios municipais
Foto: Divulgação/PBH

Operação Finados terá presença de guardas civis nos quatro cemitérios municipais

criado em - atualizado em

Para proporcionar mais segurança e tranquilidade às pessoas que pretendem visitar os quatro cemitérios públicos de Belo Horizonte, nesta quinta-feira, dia 2 de novembro, a Prefeitura colocará em prática a Operação Finados, que todos os anos é realizada pela Guarda Civil Municipal em parceria com a Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS) e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A atuação conjunta conta ainda com o apoio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do videomonitoramento de imagens das mais de 4 mil câmeras existentes na capital.

Os visitantes dos cemitérios do Bonfim, da Paz, da Consolação e da Saudade, que desejam aproveitar a data para homenagear os familiares e amigos já falecidos, poderão contar com  os agentes da Guarda Municipal, da fiscalização e recorrer à equipe do próprio cemitério, para denunciar a abordagem de “enxadinhas” (pessoas não credenciadas que se oferecem, de forma insistente, para prestar serviços de limpeza e manutenção dos túmulos, executando-os de forma irregular, em desacordo com as normas dos cemitérios, gerando prejuízos estruturais e financeiros para o município) ou de vendedores clandestinos de flores ou qualquer outro produto.

Os guardas municipais irão permanecer nos quatro cemitérios durante todo período de funcionamento, realizando rondas preventivas em motos e em viaturas de quatro rodas, estendendo o patrulhamento também à área do entorno, para combater a atuação de flanelinhas e ainda auxiliar os agentes da BHTrans na fiscalização do trânsito. O objetivo é organizar as filas de veículos que se formarem durante horários de pico, para a saída e entrada dos carros, e evitar congestionamentos tanto na área interna, quanto nas vias de acesso mais próximas.

Para evitar prejuízos causados pelo vandalismo, caberá aos agentes da Guarda Municipal permanecerem atentos também à manutenção da ordem e à preservação do patrimônio público, coibindo depredações, pichações ou qualquer outro tipo de dano aos equipamentos dos cemitérios, como nos banheiros, bancos, jardins e nas lápides. Já as equipes da Fiscalização estarão fazendo a verificação da documentação de credenciamento dos vendedores de flores e outras mercadorias.