Pular para o conteúdo principal

Oficina gratuita capacita usuários para o Desafio Mundial da Natureza Urbana
Suziane Brugnara/PBH

Oficina gratuita capacita usuários para o Desafio Mundial da Natureza Urbana

criado em - atualizado em

Para quem tem interesse em participar do Desafio Mundial da Natureza Urbana, que será realizado no fim deste mês em Belo Horizonte, será oferecido, no Parque Serra do Curral (Praça Estado de Israel ou pela Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 - Mangabeiras), uma oficina gratuita sobre o aplicativo iNaturalist. A atividade será nesta sexta-feira (18), das 8h às 11h.

A proposta da oficina, que será realizada pelo grupo Ecoavis e usuários veteranos do iNaturalist, é tirar dúvidas do público que ainda não usa ou tem pouca prática com o aplicativo, permitindo uma participação mais efetiva durante o Desafio. Para participar, é necessário ter o app iNaturalist instalado no celular e um usuário já cadastrado. Não é necessário inscrição prévia para participar da oficina, basta chegar no horário.

Sobre o Desafio Mundial da Natureza Urbana

O Desafio Mundial da natureza Urbana é uma competição amigável da qual participam mais de 700 cidades ao redor do mundo. A proposta é estimular a reflexão sobre a convivência entre cidade e natureza, destacando como as áreas urbanas podem ser ambientes ricos em espécies de seres vivos e aprendizado.

Por meio do aplicativo iNaturalist - que pode ser baixado, de forma gratuita, em aparelhos do sistema iOs e Android - os participantes poderão registrar fotos de plantas, fungos e animais, contribuindo para a ampliação de base de dados científicos da cidade.

É a primeira vez que BH participa do evento (que acontece de 25 a 28 de maio), realizado desde 2015, e organizado pelo Museu de História Natural do Condado de Los Angeles (Natural History Museum of Los Angeles County, em inglês) e pela Academia de Ciências da Califórnia (California Academy of Sciences, em inglês) dos Estados Unidos. Em Belo Horizonte, a ação conta com a coordenação local da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), e participação da Ecoavis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Museu da PUC Minas, Rede de Jovens da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), Centro Universitário UNA, Trilha Transespinhaço, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Governo de Minas Gerais. O evento integra as ações do Plano de Ação Territorial para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro, o PAT Espinhaço, dentro do Proespécies do Ministério do Meio Ambiente.