Pular para o conteúdo principal

Odilon Behrens abre leitos para criança com sintomas respiratórios e arboviroses
Divulgação/PBH

Odilon Behrens abre leitos para criança com sintomas respiratórios e arboviroses

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) abriu mais 10 leitos de enfermaria pediátrica para fortalecer a assistência às crianças que apresentam sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika.

 

Outros 10 leitos já existentes no pronto-socorro pediátrico do HOB estão recebendo equipamentos de alta complexidade, para o atendimento de pacientes mais graves que aguardam a transferência para leito de CTI.

 

O gerente da Linha de Cuidado da Criança do HOB, Pedro Bretas, explica que, com o fim do isolamento devido à pandemia de covid-19 e o retorno das crianças às escolas, houve uma mudança no perfil epidemiológico, com o registro de doenças antes sazonais, como a bronquiolite e a pneumonia, ocorrendo mais cedo.

 

Há também maior gravidade dos quadros, elevando a demanda por leitos de maior complexidade. “A ideia é darmos um suporte para esses atendimentos para melhorarmos o cuidado desses pacientes e atravessarmos este pico respiratório de maneira mais segura”, afirma Pedro Bretas.

 

Com os novos leitos, o HOB passa a ter 170 leitos pediátricos e neonatais, sendo 66 leitos de enfermaria, 27 leitos no pronto-socorro, sendo 10 com estrutura de CTI, 30 leitos de terapia intensiva, 20 leitos de cuidados intermediários e 27 de alojamento conjunto.

 

Apoio às UPAs e centros de saúde

 

Além dos novos leitos, o HOB é referência para o matriciamento dos atendimentos pediátricos das UPAs e centros de saúde de Belo Horizonte. O objetivo do matriciamento é dar suporte técnico aos profissionais destas unidades no atendimento a pacientes de urgência e para aqueles que evoluem para a alta complexidade.

 

Uma equipe de pediatras do pronto-socorro do HOB atua, por meio de telemonitoramento, em conjunto com os médicos generalistas e pediatras das UPAs e centros de saúde, em casos graves que necessitam de discussão clínica. O telemonitoramento está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.