2 Fevereiro 2018 -
Quem transita diariamente pelo complexo da Lagoinha já pode perceber a evolução das obras de ampliação no Viaduto Leste. Previstas para serem entregues à população em março deste ano, as obras de mobilidade no Complexo da Lagoinha farão ligação dos corredores de ônibus das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos com o hipercentro. Os trabalhos estão sendo executados pela Prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), e o valor investido é de aproximadamente R$ 61,6 milhões, com recursos do PAC Mobilidade. Essa nova obra de mobilidade urbana trará como benefícios o aumento na velocidade de operação e a melhoria no fluxo de tráfego.
O Complexo da Lagoinha é um dos lugares de passagem mais movimentados de Belo Horizonte e sempre exigiu soluções de engenharia capazes de minimizar o impacto proveniente desse grande fluxo. Para isso, foi construído um novo viaduto de ligação do corredor de ônibus da avenida Cristiano Machado com o hipercentro e também o alargamento do viaduto no sentido Complexo da Lagoinha ao centro. Nesta obra, também foram inseridas as maiores vigas já utilizadas na construção de viadutos pela Prefeitura de Belo Horizonte. Com 57 metros de comprimento, as peças foram as maiores fabricadas pela Usiminas de Ipatinga.
Segundo a Diretoria de Obras da Sudecap, os trabalhos encontram-se na reta final, sendo que 90% das obras já estão concluídas. No momento, estão sendo executados os acabamentos na estrutura do viaduto (pintura e limpeza das vigas metálicas), o revestimento com capa asfáltica nas faixas de rolamento e a implantação da iluminação do viaduto Leste, junto com a empresa BHIP. Também está sendo preparada a armação de barreiras que serão implantadas no viaduto leste (sentido centro - avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos) em substituição das barreiras já existentes. Já a implantação da sinalização vertical e horizontal definitiva será executada pela BHTrans.
Entenda a obra
Os viadutos do Complexo da Lagoinha se dividem em dois, o que irá gerar duas intervenções simultâneas. A Intervenção 1 ocorre no viaduto que começa no apoio ao lado da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da rua São Paulo. Este viaduto terá uma nova alça que ligará a avenida Cristiano Machado ao Viaduto Leste em execução.
A Intervenção 2 ocorre no viaduto que se inicia na avenida Antônio Carlos, atravessa o Complexo da Lagoinha, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente ao viaduto leste já existente e desce até a rua rio de Janeiro. Trata-se do alargamento do Viaduto Leste já existente.
As novas intervenções irão atender os acessos prioritários para o transporte coletivo ao hipercentro, envolvendo o Viaduto Leste, trechos das ruas Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com reflexos na operação do sistema MOVE Central, formado pelas avenidas Santos Dumont, Amazonas e Paraná e segmentos da rua da Bahia.