Pular para o conteúdo principal

Obras de urbanização beneficiam moradores do Alto Vera Cruz
Foto: PBH/ Divulgação

Obras de urbanização beneficiam moradores do Alto Vera Cruz

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu um conjunto de intervenções urbanísticas destinadas aos moradores do Alto Vera Cruz, localizado na região Leste da cidade. Foi realizada obra para transformar um beco na, atualmente, Rua João Batista Maia, além da construção de duas praças que viraram espaço de convivência, esporte e lazer. O empreendimento foi uma solicitação dos moradores como um complemento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Santa Terezinha.

 

Para a realização das obras foram utilizados cerca de R$ 2,5 milhões, provenientes do Governo Federal e do Fundo Municipal de Saneamento. As intervenções abrangem pavimentação, contenção, sistema de drenagem, redes de água e esgoto, iluminação pública e passeio. As praças possuem playground em piso emborrachado, mesas de jogos, bancos, árvores, lixeiras, escada e rampa de acesso entre as duas vias e uma quadra de peteca e futsal. Tudo isso proporcionou melhorias de acesso e urbanização em áreas inutilizadas e possibilitou o uso adequado de locais onde antes havia acúmulo de lixo e entulho. 

 

A costureira Elisângela Venâncio, que mora com a família na agora Rua João Batista Maia, demonstrou satisfação com a finalização do empreendimento. “Tenho 42 anos, nasci e fui criada aqui nessa vila. E sou uma das mais beneficiadas com as obras, pois minha casa fica de frente para a nova rua, que antes era um beco. A urbanização ficou ótima, muito bem feita e bonita”, elogiou.

 

O coordenador Urbanístico e Ambiental da Diretoria de Projetos e Obras da Urbel, Alexandre Dayrell, conta sobre a importância das intervenções para os moradores. “Foi uma obra complexa, com dificuldade de acessos e a existência de minas d'água que tornaram as drenagens mais desafiadoras, mas valeu a pena. As famílias ganharam uma importante ligação veicular na região e a urbanização das praças, que são muito bem utilizadas pelas crianças e adultos da comunidade,” concluiu. 

 

O aproveitamento de água das minas foi sugerido pela população, que agora pode desfrutar de uma bica com queda natural em uma das praças. Os moradores também estão se articulando para a criação de agrofloresta e horta comunitária em área remanescente de obra, que ficarão sob os cuidados dos munícipes.