Pular para o conteúdo principal

Imagem de obras no encontro da avenida com as ruas Doutor Álvaro Camargos e Maçom Ribeiro
Foto: Divulgação PBH

Obras de prevenção de inundações na Av. Vilarinho seguem cumprindo o cronograma

criado em - atualizado em

A obra de adequação viária no entorno da avenida Vilarinho, com os ajustes da geometria das pistas e pavimentação do segmento da via no sentido centro-bairro, está cumprindo o cronograma estabelecido. A galeria central do córrego do Nado já foi demolida, restando fazer as adequações da entrada e saída da galeria do córrego na caixa de captação e os trabalhos de acabamentos de passeios, sarjetas, meio-fio, sinalização viária e paisagismo.

A intervenção faz parte da segunda etapa de obras de prevenção de inundações na avenida Vilarinho com rua Doutor Álvaro Camargos, na região de Venda Nova. Está sendo feita uma estrutura hidráulica de captação dos escoamentos superficiais (caixa de captação) no emboque do Ribeirão Isidoro, localizado no encontro da avenida com as ruas Doutor Álvaro Camargos e Maçom Ribeiro. A construção dessa estrutura de captação em forma de caixa tem área aproximada de 2,5 mil m² e volume da ordem de 10 mil m³ (10 milhões de litros).

Aproximadamente R$12,8 milhões estão sendo investidos neste empreendimento, que tem previsão de término para o final deste ano. Já foram concluídos parte dos serviços de engenharia que dão forma à estrutura, toda a escavação, paredes, incluindo a laje de fundo. A adequação dos interceptores de esgoto das margens da estrutura também foi executada.

“Esta caixa de captação vai receber o volume excedente de escoamento superficial proveniente da insuficiência das redes de drenagem do entorno. Ela vai drenar o excesso de águas sobre as vias durante os eventos chuvosos mais intensos, reduzindo o risco de elevação da lâmina d’água na região e o tempo de permanência da água sobre a pista. Importante ressaltar que junto a essa obra, a Sudecap também está executando simultaneamente outras duas grandes intervenções para prevenir inundações na Vilarinho que são o Córrego do Nado e os grandes reservatórios”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.