Pular para o conteúdo principal

Novo drone traz mais agilidade ao mapeamento de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/PBH

Novo drone traz mais agilidade ao mapeamento de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prodabel ganhou um importante instrumento para fazer o mapeamento das ruas, avenidas, espaços públicos e de toda a topografia de Belo Horizonte. A empresa adquiriu um novo drone, com a tecnologia RTK (Real Time Kinematic), capaz de gerar imagens ainda mais precisas quanto ao posicionamento para serem usadas no geoprocessamento da cidade. O aparelho tem mais autonomia de voo e a bateria tem maior durabilidade. 

 

A equipe responsável por esse trabalho já vinha usando outros dois drones. Nos últimos anos, eles captaram imagens de ruas em geral, estações de ônibus, lotes, terrenos, ocupações, vilas, favelas, que além de atualizar a base cartográfica foram muito importantes para ajudar a Secretaria Municipal de Saúde a identificar focos de dengue, por toda a capital. 

 

‘’O setor de zoonoses foi quem mais utilizou as nossas imagens, para encontrar focos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Com isso, apontamos os locais onde era preciso fazer intervenções; um direcionamento que significou agilidade nas ações para combater os focos’’, conta Ângelo Rizzo Neto, gerente de Manutenção do Cadastro Territorial Multifinalitário. 

 

Os drones são usados para atender demandas de todas as secretarias e órgãos públicos, como por exemplo Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento, Regulação Urbana, Urbel e Sudecap. A grande vantagem do novo equipamento é a qualidade das imagens. ‘’Ele gera imagens mais precisas, já ajustadas na base cartográfica. O processo é todo automatizado, e as informações são liberadas de forma mais ágil. A gente ganha muito em produtividade’’, explica o analista Antônio Carlos dos Reis Gomes. 

 

Para a superintendente de Geoprocessamento Corporativo, Karla Albuquerque Borges, ''a aquisição do drone mantém a Prodabel tecnologicamente atualizada podendo desfrutar das vantagens que a tecnologia de posicionamento RTK fornece. A qualidade e a agilidade na geração dos produtos serão ainda maiores", afirmou. Toda a equipe está sendo treinada para usar o novo drone em breve.