Pular para o conteúdo principal

Posse do Novo Conselho Municipal de Turismo no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte: ao fundo, mesa oficial com prefeito e duas autoridades, à frente, membros do conselho e convidados de costas, sentados.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Novo Conselho Municipal de Turismo toma posse na Prefeitura

criado em - atualizado em

O novo Conselho Municipal de Turismo (Comtur-BH), que cumprirá o mandato relativo ao biênio 2017/2018, tomou posse, na manhã desta terça-feira, dia 8 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte. Estiveram presentes na posse o Prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Daniel Nepomuceno e o Presidente da Belotur Aluizer Malab.
 

De acordo com o Prefeito Alexandre Kalil, a gestão vem trabalhando intensamente para potencializar o turismo social, de lazer e de negócios para a capital mineira. "Nós estamos empossando um conselho importante que vai trabalhar junto conosco para alegrar ainda mais essa cidade. Todos os eventos feitos neste ano foram tidos como de sucesso, pois alcançamos números positivos nunca ainda vistos em Belo Horizonte. Esse é um conselho onde toda a sociedade é ouvida e participa. É um trabalho que está só começando”, disse o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil.
 

Para Daniel Nepomuceno, Belo Horizonte já possui um cenário positivo, com calendários cultural e de eventos mais organizados, que contam com a participação de toda a cadeia produtiva. “Belo Horizonte possui uma das melhores prestações de serviços do país. Podemos acreditar no desenvolvimento do nosso turismo, de uma cidade hospitaleira, inteligente, conectada e tecnológica”, comentou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Nepomuceno.
 

O presidente da Belotur Aluizer Malab aposta em três eixos para alavancar de vez o turismo em Belo Horizonte: integração, inovação e realização. “Temos que articular mais, conectar mais e, com isso, criar novas oportunidades para transformar para melhor, a partir de métodos e resultados, Belo Horizonte. A partir da nova gestão, o COMTUR passa a ser um espaço sistêmico de planejamento e viabilização do turismo na cidade. Ampliando a capacidade para manter e incrementar as atrações e os serviços locais necessários para o crescimento do turismo a longo prazo”, concluiu Malab.
 

 

O Comtur-BH

 

O Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Comtur-BH) foi criado em janeiro de 1997 para deliberar sobre a política municipal de turismo e as ações decorrentes. Os objetivos são promover a governança do turismo na capital mineira com agentes de turismo e fortalecer os elos da cadeia produtiva, fomentando o turismo na cidade e o seu posicionamento como base econômica, propulsora do desenvolvimento local. Ele é composto por 26 entidades, sendo 11 do poder público, incluindo membros da Câmara Municipal e da sociedade civil de Belo Horizonte.
 

Dentre as competências do Comtur estão o assessoramento ao Executivo na avaliação da Política Municipal de Turismo e na elaboração de planos plurianuais, além da proposição de medidas destinadas a fomentar e democratizar o acesso da população e dos visitantes aos produtos e serviços turísticos; o incremento das receitas provenientes da atividade e a criação de condições favoráveis para o acesso do setor privado ao mercado.

 

Novo Conselho Municipal de Turismo é composto por:

a) Aluizer Malab Barbosa do Nascimento, titular, e Marcos Vinicius Boffa, suplente;

b) Janaína França Costa, titular, e Álvaro Américo Moreira Salles, suplente;

c) Rômulo Tomaz Righi de Aquino Filho, titular, e Maria da Conceição Baêta da Costa, suplente;

d) Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, titular, e Andréa Souza de Andrade Silva, suplente;

e) Maria Angélica Lins de Cerqueira, titular, e Maria Luiza Soalheiro de Almeida, suplente;

f) Omar Pinto Domingos, titular, Breno Serôa da Motta, suplente;

g) Reginaldo Mendonça Junqueira, titular, e Thiago Henrique de Souza, suplente;

h) André Abreu Reis, titular, Bruno Leonardo Passeli, suplente;

i) Stéfano Pagin Paredes de Abreu, titular, e Letícia Maria Resende Epaminondas, suplente;

j) Cristiane Tavares de Melo, titular, e Flávia Josélia Nogueira Ribeiro, suplente;

k) Reinaldo Gomes de Souza - Vereador Reinaldo Gomes, titular, e Rubens Gonçalves de Brito - Vereador Bim da Ambulância, suplente;

 

Representantes da Sociedade Civil Organizada:

a) Hans Ebehard Aichinger e Antônio Augusto Vianna de Freitas, titulares, e Juliana Rocha Tibério e Renato Lana respectivos suplentes, representantes de entidades de treinamento e qualificação;

b) Danielle Fernandes Costa Machado, titular, e Frederico Couto Marinho, suplente, representantes de instituições de ensino superior de turismo;