Pular para o conteúdo principal

Palestrante fala durante Pré-conferência de assistência social em 2015 -
Foto: Divulgação/PBH

Noroeste se prepara para Conferência de Assistência Social

08/06/2017 | 19:15 | atualizado em 13/06/2017 | 14:23

A Gerência de Assistência Social da Regional Noroeste realiza, durante todo o mês de junho, uma série de reuniões e encontros com os diversos setores da sociedade, com o objetivo de realizar uma preparação para a Pré-Conferência e, posteriormente, para a Conferência Municipal de Assistência Social. Nessa oportunidade, os trabalhadores, usuários e entidades de assistência social da Regional podem discutir previamente a temática e também eleger os delegados para o evento municipal. 

 

Os encontros envolvem representantes da comunidade em geral e setores específicos, como os usuários dos Centros de Referências de Assistência Social – CRAS; adolescentes atendidos no Centro de Integração de Atendimento ao Menor – CIAME Pindorama; idosos e grupos de convivência e entidades da Regional. Nas conversas, são apresentadas as demandas da comunidade e são realizadas as capacitações para as discussões e debates para a Conferência Municipal, que nesse ano tem como tema as “Garantias de Direitos e Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”. 

 

Para Alessandra Figueiredo, gerente de Assistência Social da Regional Noroeste, as reuniões preparatórias são momentos importantes de participação e controle social, onde usuários do SUAS e trabalhadores refletem sobre as conquistas, avanços e desafios da Política de Assistência Social. “Nosso foco de discussões tem sido avaliar as conquistas ao longo de uma década e, a partir disso, avaliar os serviços que precisam ser melhorados e fortalecidos, garantindo a sua continuidade. Além disso, são analisadas as propostas de ampliação e implementação de outros serviços. A Conferência Municipal de Assistência Social abre um espaço importante para a construção de políticas públicas”, completou.  


Sistema Único da Assistência Social

O Sistema Único da Assistência Social foi instituído em Belo Horizonte por meio da Lei nº 10.836, de 29 de julho de 2015, que dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município. A nova legislação substitui a Lei Municipal 7.099/96, além de alterar a Lei Municipal 7.427/97. A tramitação durou quase dois anos e passou por uma série de adequações para atender às reivindicações dos trabalhadores, do Conselho e de entidades de assistência social. 



Serviço
    A Pré-Conferência da Regional Noroeste acontecerá dia 1º de julho, das 8h às 13h, na Fábrica de Artes (Rua Formiga, 450 – Lagoinha). Já a Conferência Municipal acontecerá, nos dias 21 e 22 de julho, no Minascentro (Rua Curitiba, 1.264 – Centro), das 8h às 17h.
 


Últimas Notícias

Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19 Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19

No sábado, o prefeito Alexandre Kalil decretou luto oficial de três dias no município, por meio do Decreto 17.409/2020.

10/08/2020 | 18:29
Imagens da hidrossemeadura realizada no bairro Paulo VI Obra de contenção de encosta no Paulo VI está em fase final

Antes da conclusão do empreendimento, será preciso fazer apenas um complemento de obra, que inclui a construção de dois muros de arrimo.

10/08/2020 | 16:52