Pular para o conteúdo principal

No Dia Mundial da Árvore, PBH entrega 4 mil metros de área verde revitalizada
Foto: Divulgação/PBH

No Dia Mundial da Árvore, PBH entrega 4 mil metros de área verde revitalizada

criado em - atualizado em

A comunidade do bairro Novo Aarão Reis, Norte da capital, recebeu nesta quarta-feira (21) novo sistema agroflorestal - modalidade que mescla o uso do solo entre árvores e culturas agrícolas -, pela Prefeitura de Belo Horizonte, com plantio de 766 mudas de espécies frutíferas e nativas de Mata Atlântica. A entrega marca as comemorações do Dia Mundial da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

 

Durante o evento, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, destacou a importância da entrega. “É motivo de muita alegria nos reunirmos aqui, justo no dia 21 de setembro. Estamos entregando à comunidade quilômetros de área verde revitalizada e deixando à disposição um espaço de convivência que devolve a essa região uma dignidade que ela sempre mereceu. Esta é mais uma das várias ações que faremos em prol da biodiversidade e da qualidade de vida para a nossa gente”, afirma.

 

A área de 4,3 mil metros quadrados localizada na rua Cinquenta já foi fora cenário de ocupações irregulares, queimadas e descarte de lixo. A ação atende a uma demanda antiga da comunidade, que sofria com constantes atividades irregulares no local. Entre as espécies agora presentes no espaço, há árvores nativas da Mata Atlântica e de espécies frutíferas como laranjeiras, bananeiras e pitangueiras. As novas árvores são fruto de compensação ambiental 

 

A determinação também integra as atividades de indução à recuperação de áreas degradadas em Belo Horizonte, que consiste em identificar, catalogar, caracterizar e propor e executar planos de revegetação. O foco da iniciativa são as áreas públicas municipais, utilizando, para sua execução, desde recursos humanos existentes na própria Prefeitura, até recursos financeiros advindos de compensações ambientais e condicionantes do licenciamento ambiental. 

 

Antes do plantio, o terreno foi preparado e adubado para receber as mudas. A atividade é importante para criar conexão entre os corredores ecológicos, contribuindo para a oxigenação da área, controle climático, restauração e preservação de recursos hídricos. 

 

O evento contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e Urbel, além da comunidade dos bairros Ribeiro de Abreu e Novo Aarão Reis. Alunos da Escola Herbert José de Souza realizaram danças, performances teatrais e recitais de poemas, bem como um plantio simbólico de novas árvores no espaço.