Pular para o conteúdo principal

Três Reis Magos, com máscaras, no hall da Prefeitura de Belo Horizonte.
Foto: Amira Hissa/PBH

Natal Gentileza encerra programação com Folia de Reis no Hall da Prefeitura

08/01/2020 | 12:16 | atualizado em 08/01/2020 | 12:16

A programação do Natal Gentileza se encerrou na terça-feira, dia 6 de janeiro, com a celebração do Dia de Reis. Marcando a data, os visitantes participaram da tradicional Folia, com uma apresentação do Grupo Folia dos Santos Reis do Paulo VI, no hall da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Misto de festa cultural e manifestação religiosa, a Folia de Reis consiste em um ritual musical e teatral para saudar a Sagrada Família, os pastores, os animais e outras figuras que compõem o presépio, representando o papel dos reis magos que, segundo os cristãos, visitaram o Menino Jesus em seu nascimento: Melchior, Baltazar e Gaspar.

 

“Para anunciar à sociedade a chegada do rei dos reis, passamos de casa em casa com muita música, dança e alegria. Para nós, é como se o Natal estivesse sendo celebrado agora”, explica Claudeci Fonseca, presidente do grupo. 

 

O evento contou com a participação de 100 idosos residentes em Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIS) da cidade, que prestigiaram a performance artística e se encantaram com a decoração.

 

“Se tivesse isso todo dia, todo dia eu estaria aqui. Eu adoro Folia de Reis, adoro o Congado. Nós que moramos na cidade grande ficamos admirados com esse tipo de tradição”, conta a aposentada Zizinha Neves.

 

Nesta edição do Natal Gentileza, as crianças se surpreenderam com uma novidade: um carrossel foi montado em plena Avenida Afonso Pena. Além da atração, uma exposição temática, decorada com luzes e objetos natalinos, árvores de Natal, trenó, presépio e cozinha do Papai Noel, além do próprio Papai Noel, disponível para fotos, fizeram a alegria dos visitantes.

 

Durante os 26 dias do evento, mais de 10 mil pessoas passaram pelo hall da Prefeitura. Este é o segundo ano do projeto, que é idealizado e realizado pelo Movimento Gentileza e conta com a parceria da empresa BHIP, concessionária de iluminação pública da capital, além do apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

 

Sobre o Movimento Gentileza

Em dois anos de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o poder público municipal e a iniciativa privada.

 

Idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do município, Ana Laender, o Movimento é responsável por iniciativas dedicadas à requalificação do espaço urbano por meio da arte, preservação da memória da cidade e inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos.


Últimas Notícias

Mão segurando um celular com a tela do novo Portal de Serviços da Prefeitura PBH disponibiliza serviço de Identificação de Condutor Infrator pela internet

O serviço possibilita ao munícipe indicar o motorista que estava conduzindo o seu veículo no momento da infração.

21/05/2020 | 09:59
Curso online de informática Prefeitura oferece cursos on-line de Informática

Professores e coordenadores têm preparado aulas que tratam desde funções básicas até o conhecimento mais específico do computador. 

20/05/2020 | 16:26